Vítimas do trânsito são homenageadas em evento realizado pelo Detran e Prefeitura de Marituba

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com a Prefeitura de Marituba, por meio da Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran), celebrou na manhã do último domingo, 18 de novembro, na Praça Matriz de Marituba, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito.

Segundo o Diretor Municipal de Trânsito, Alberto Granhen, o objetivo da ação foi mostrar aos pedestres e aos condutores de veículos – principalmente motociclistas – as consequências do desrespeito às regras de trânsito, além de sensibilizar e disseminar atitudes, que, por meio das pessoas, entidades da sociedade civil organizada, órgãos governamentais e outras organizações mobilizem ações, reforcem o comportamento seguro e preventivo no trânsito.

A programação iniciou com o culto ecumênico e contou com a participação do coral da Paróquia Menino Deus. Também foi feito um minuto de silêncio em respeito às vítimas, com distribuição de lacinhos pretos e materiais educativos, além de exibição de imagens no ônibus da Polícia Rodoviária Federal, com depoimentos e exposição de experiências de pessoas vitimadas pela violência do trânsito, para adultos e crianças.

O auge do evento foi durante a realização da simulação de um grave acidente de trânsito, envolvendo carro, moto, bicicletas e que deixou vítimas fatais. A encenação que teve como tema “A vida pede passagem” chamou a atenção das pessoas que passavam no entorno da na Avenida Fernando Guilhon.

O evento recebeu apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Grupamento Aéreo de Segurança Publica (Graesp), que atuaram na fiscalização do trecho do quilômetro 0 ao 18 para garantir o fluxo na saída e na entrada da cidade da capital paraense.

Texto: Sheila Faro

Adaptação: Paulo Ricardo Rezende