Vítimas de acidentes no trânsito são homenageadas em evento promovido pela Prefeitura de Marituba

Com a finalidade de homenagear as pessoas que foram vítimas de acidentes no trânsito, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob) e da Diretoria de Trânsito (Diretran), realizou na manhã deste domingo (17), o passeio ciclístico em memória às vítimas. A ação teve início no Batalhão Ambiental no Parque do Utinga, em Belém e finalizou na Praça Matriz do município de Marituba.

O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas e durante a programação, os participantes receberam café da manhã e materiais educativos, contudo a equipe técnica realizou paradas estratégicas para hidratação dos ciclistas, doando água e frutas.

Ao chegar à Praça Matriz de Marituba, houve o culto ecumênico, depoimentos de vítimas e de familiares das vítimas fatais e a apresentação da banda da Gestão de Apoio à Educação Especial e Inclusiva (Gapei).

De acordo com o titular da Diretran, Alberto Granhen, o terceiro domingo de novembro é dedicado à memória de milhões de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 em solidariedade à dor da perda de familiares e amigos e, também, para homenagear todos aqueles que foram vitimizados em decorrência do trânsito.

Ainda segundo o diretor, o órgão fiscalizador do trânsito de Marituba realiza diariamente ações preventivas e trabalha para promover a conscientização dos munícipes acerca do trânsito seguro e harmonioso, garantindo a segurança de todos que utilizam as vias do município.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos