UPA Eládio Soares realiza dia D em homenagem a enfermeiros e assistentes sociais

Profissionais da Enfermagem e da Assistência Social da UPA foram homenageados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares de Marituba realizou, na última sexta-feira (14), uma homenagem aos enfermeiros e assistentes sociais da UPA, uma comemoração em alusão à Semana da Enfermagem – de 12 a 20 de maio – e ao dia do Serviço Social – 15 de maio.

Segundo a coordenadora da enfermagem da UPA, Fernanda Lima, a equipe estava acostumada a realizar uma jornada de cursos durante a Semana da Enfermagem, porém, neste ano, os profissionais decidiram fazer diferente. “Tivemos a ideia de não fazer cursos e sim um momento de gratidão, de agradecer pela saúde de cada um e pelo trabalho que temos realizado durante a pandemia”, afirmou.

“É uma satisfação trabalhar aqui na UPA, essa é uma área em que desejei muito trabalhar. A gente faz de tudo para ajudar o paciente e fazer com que ele tenha uma estabilidade na saúde”, disse a assistente social Leunice Abreu.

Segundo o diretor da UPA, Claudio Ferreira, o trabalho de uma equipe multidisciplinar, como a equipe da UPA, depende de uma interligação, correlação e troca de saberes. “É muito legal voltar para casa e um conhecido me dizer que veio aqui na UPA e que foi muito bem atendido e respeitado. Vocês estão de parabéns por nos orgulharem”, disse.

Ele explica que a enfermagem é o pilar do sistema de saúde, a maior categoria na saúde mundial e que sem o serviço social a unidade ficaria desassistida quanto ao cuidado de regulação, de ouvir o paciente e acolher demandas socioeconômicas. “Vocês têm feito a diferença na assistência e na vida das pessoas que têm contato com vocês, bem como o serviço social”, conclui.

Além de um painel com fotos de todos os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento, os enfermeiros e assistentes sociais acompanharam vídeos em homenagem a sua profissão e participaram de uma palestra ministrada pelo assistente social Leandro Almeida com o tema: “Política de humanização: o cuidado do cuidador e o protagonismo profissional”.

Painel com todas as fotos dos profissionais da UPA

Texto: Aline Carvalho – Ascom Sesau

Fotos: Wenderson Santos