A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME PARÁ, realiza o Fórum Estadual e elege a nova Diretoria para o Biênio 2017-2019

Nos dia 11 e 12 de abril, a Seccional da UNDIME Pará realizou o Fórum Ordinário Estadual do Pará, em Belém.  O evento teve como tema, “Dirigente Municipal de Educação: construindo gestão com colaboração e inovação”, e reuniu aproximadamente 250 pessoas entre prefeitos, dirigentes municipais de Educação, técnicos de secretaria de educação, estudantes e educadores em geral.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME, é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sua sede em Brasília. A UNDIME Pará foi fundada em 01 de novembro de 1996, com sua sede na capital paraense, Belém.

Com a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de Educação,  objetivando a construção e defesa da Educação pública com qualidade social, a UNDIME Pará, prima por uma educação pública de qualidade na Amazônia.

Entre seus princípios estão: A democracia que garante a unidade de ação institucional; afirmação da diversidade e do pluralismo; gestão democrática com base na construção de consensos;  ações pautadas pela ética, transparência, legalidade e impessoalidade; visão sistêmica na organização da educação, fortalecendo o regime de colaboração entre os entes federados.

Segundo a organização do evento, a programação abordou assuntos como: Implementação dos Sistemas Municipais de Educação e atuação dos Conselhos Municipais de Educação na legalidade das escolas; regime de colaboração; importância dos processos de licitação e prestação de contas; Censo Escolar; Conviva Educação; Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018) e orientações para as Conferências Municipais de Educação;  Plataforma Freire e perspectivas de abertura de novas turmas do PARFOR e de formação continuada; educação do campo; e Plano de Ações Articuladas (PAR).

Na oportunidade,  houve eleição para a nova diretoria da UNDIME, Seccional  Pará. A Chapa candidata denominada “Trabalho e Compromisso com a Educação de Qualidade – Biênio 2017-2019” foi eleita por unanimidade,  assumindo a presidência da UNDIME, Kátia Cristina de Souza Santos, dirigente municipal de educação de Marituba. A nova diretoria é composta por Representantes de todas as regiões do Estado.

O prefeito de Marituba, Mário Filho, se fez presente no evento e parabenizou a UNDIME pelo brilhante movimento democrático e agradeceu o esforço e dedicação de todos os municípios componentes da Chapa eleita, cuja presidente é a dirigente municipal de educação de Marituba, e propôs a imediata articulação do diálogo entre a UNDIME Pará e o Ministério da Educação, mencionando o Deputado Federal, Joaquim Passarinho, como mediador do diálogo que discutirá assuntos pertinentes à educação amazônica a fim de vislumbrar tal educação em busca de possibilidades e garantias de condições de efetiva melhoria na qualidade da educação pública em todo o Pará, de maneira integrada, respeitando e valorizando a regionalidade e as peculiaridades de cada município que compõe o nosso Estado.