Toma posse o Conselho Municipal de Educação de Marituba

A nova presidente do COMEM é a professora Eliana Cardoso

O novo Conselho Municipal de Educação de Marituba (COMEM), tomou posse nesta sexta-feira (19). A reunião extraordinária para empossar a nova diretoria ocorreu na sede da Câmara Municipal.

Da cerimônia de posse do novo conselho e eleição do presidente do órgão participaram a prefeita Patrícia Mendes, a secretária municipal de Educação, Eny Leite, e o vereador Anderson Rocha, representando o Poder Legislativo Municipal.

A prefeita Patrícia Mendes destacou, em seu pronunciamento, que a educação é prioridade em sua gestão e que, por isso, já anunciou a concessão de reajuste nos salários dos professores. “Vamos valorizar essa classe profissional e a Secretaria de Educação já está trabalhando na lotação adequada dos professores com contratos temporários, adotando critérios técnicos para isso, até que se realize o concurso público”, declarou.

A prefeita afirmou ainda que quer que a educação de Marituba seja referência em todo o Estado. “Vamos ser reconhecidos pela educação do nosso município. Contamos com o apoio de todos vocês para oferecer um serviço de mais qualidade aos estudantes e responsáveis”, finalizou.

Para a secretária municipal de Educação, Eny Leite, o COMEM se destaca por ser “o órgão que ajuda a estruturar o ensino no município e esse é um momento de valorização da educação”, referindo-se à nova composição do conselho.

O presidente em exercício do Conselho de Educação, Anderson da Silva, apresentou os 32 novos membros. Desse total, 50% são oriundos do poder público e 50% das entidades civis, representantes da sociedade civil. Na oportunidade, foi eleita a nova presidente do COMEM, a professora Eliana Cardoso, que terá mandato até novembro deste ano.

A nova presidente do COMEM destacou sua vasta experiência no setor educacional, no qual atua há mais de 30 anos, como professora, gestora escolar, vice-gestora, coordenadora escolar, entre outras. Ela falou de seus planos à frente do COMEM. “Vamos desenvolver tudo aquilo que o Conselho de Educação tem como proposta realizar, ou seja, deliberar, informar, fiscalizar e dar assessoramento técnico para que o funcionamento das escolas seja eficiente e eficaz”.

Serviço – O COMEM é um órgão representativo da sociedade na gestão democrática, criado pela Lei Municipal nº 269 de 2012, exercendo funções: normativas, deliberativas, fiscalizadoras, consultivas, propositivas, mobilizadora e de controle social. É o órgão colegiado que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Educação e tem por finalidade disciplinar as atividades do ensino público e privado no âmbito do Sistema Municipal de Ensino.

A secretária municipal de Educação, Eny Leite, e a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, prestigiaram o momento

Texto: Rosa Borges

Fotos: Vítor Dagort