Técnica de Enfermagem foi a primeira profissional a receber a vacina em Marituba

A técnica em enfermagem Elaine Leão, 40 anos, servidora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Marituba, foi a primeira profissional da linha de frente da Saúde a ser imunizada neste município, localizado na Região Metropolitana de Belém. A primeira fase da Campanha de Imunização executada pela Prefeitura de Marituba iniciou na noite desta terça-feira (19), no Ginásio Poliesportivo da cidade.

“Eu fico honrada por ser a primeira profissional a ser imunizada principalmente por causa de tudo pelo que passamos. Foram dias muito difíceis, mas ter todos os profissionais da linha de frente imunizados nos dá força para podermos continuar a lutar contra esta doença”, comentou Elaine. Ela é moradora do Bairro Novo e funcionária da UPA de Marituba há quatro anos.

Ao todo, Marituba recebeu cerca de 700 doses da vacina. A meta é imunizar os profissionais da linha de frente da saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Municipal de Urgência e Emergência e Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo), além dos idosos acima de 80 anos e institucionalizados (que se encontram em abrigos).

As doses da Coronavac destinadas à Marituba foram recebidas pela prefeita do município, Patrícia Mendes e pelo secretário de Saúde, Diego Fernandes, no início da tarde desta terça-feira, na Central Estadual de Imunobiológicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública. As doses foram escoltadas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar e levadas ao município.

“Este é um momento de vitória. Esperamos que toda a população do município tenha acesso a esta vacina e que a vida possa voltar ao normal. A Prefeitura está fazendo a sua parte para executar a campanha, tudo dentro das orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado”, declarou a prefeita.

Cerca de 100 profissionais estão envolvidos na imunização, tanto da área da saúde quanto da segurança. A meta é realizar toda esta primeira fase em 24 horas.