Sesau convoca população a realizar recadastramento para o Cartão do SUS

Para realizar o recadastramento, os usuários devem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou pedir auxílio aos Agentes Comunitários de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau) convoca os usuários do Sistema único de Saúde (SUS) a realizar o recadastramento para o Cartão Nacional de Saúde (CNS). O prazo para o recadastramento termina no próximo dia 31 de março. Até o momento, o município atingiu 48% da meta de cadastro determinada pelo Ministério da Saúde. O cadastro de usuários é fundamental para a continuidade dos serviços de saúde, uma vez que será com base nesses registros que o Ministério da Saúde fará a transferência de recursos para as prefeituras.

Para realizar o recadastramento, os usuários devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências ou pedir auxílio aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que irão ajudar a população no recadastramento. Com a finalidade de mobilizar os ACS, o secretário de Saúde, Diego Rodrigues, reuniu com a categoria na tarde desta segunda-feira (22).

Diego explicou que os ACS são de fundamental importância para mobilizar e sensibilizar a população a realizar o recadastramento. Ele destaca que quanto mais pessoas cadastradas, mais recursos o município irá receber e mais cuidado para com a saúde a população terá. “Estamos reunindo com os ACS para alinhar a questão do recadastramento, já que Marituba teve dois anos para realizar o recadastramento e não o fez. Agora, se o cadastro não for realizado, o município pode perder repasse de verbas e, neste processo, os agentes são muito importantes pois estão na ponta”, explicou Diego.

Os recursos distribuídos pelo Ministério da Saúde têm como base três critérios: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, a melhora das condições de saúde da população e a adesão a programas estratégicos, como as equipes de Saúde Bucal e o Saúde na Hora, por exemplo.

O agente comunitário Antenor Chaves, 55 anos, comenta que a troca de ideias e diálogo ente agentes comunitários e gestão é importante para que as dificuldades sejam sanadas e os objetivos, alcançados. “Vamos nos mobilizar para que todos tenham acesso à saúde básica no nosso município”, ressaltou o ACS.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um documento numerado que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. Ele pode ser considerado uma carteira de identidade da saúde.

Serviço:

Recadastramento Obrigatório do SUS

Local: Posto de Saúde do seu bairro

Documentos Necessários:

RG

CPF

Cartão do SUS

Comprovante de Residência

O secretário de Saúde, Diego Rodrigues, explica que os ACs são de fundamental importância para mobilizar a população

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Vítor Dagort