Semma realiza ações do projeto Umari Sustentável no residencial Viver Melhor Marituba

Com a finalidade de conscientizar a população acerca da coleta seletiva no município, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), está realizando ações do projeto Umari Sustentável no residencial Viver Melhor Marituba.

As atividades beneficiarão mais de 6 mil pessoas. A primeira fase contará com diagnóstico inicial dos resíduos sólidos, gravimetria por bairro e implantação da coleta seletiva. Foi realizada a aplicação do diagnóstico socioeconômico no residencial para cerca de 620 moradores. Também ocorreram reuniões com os catadores de resíduos e lideranças dos moradores.

Marituba é o primeiro município que está implementando a coleta seletiva e pretende ser exemplo para as demais cidades. Além disso, o Ministério Público, através da promotora Dra. Ana Maria, tem uma forte atuação e é parceiro da administração municipal no projeto.

Para o titular da Semma, Ismaily Bastos, o projeto  vai beneficiar a população com a ampliação de coleta seletiva, inclusão dos catadores, economia de recursos públicos gastos com a limpeza urbana, melhoria da qualidade de vida e saúde da população. “A primeira fase piloto terá duração de 4 meses, mas o projeto se prolongará por 2 anos para acompanhamento das metas estabelecidas, de diminuição de lixo e aumento da geração de recicláveis”, concluiu.