Seminário esclarece sobre direitos da pessoa idosa

Cerca de 120 pessoas participam nesta quarta, 28 e quinta, 29, do 2º Seminário da Pessoa Idosa: o idoso e suas potencialidades, integração, participação e independência, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), de Marituba. O evento está sendo realizado no Centro de Referencia de Assistência Social CRAS Emannuel Rocha, no bairro do Decouville.

A programação do primeiro dia contou com a palestra do diretor de atendimento ao público do Banco Central “Educação Financeira na 3ª Idade” para esclarecer sobre atitudes preventivas contra golpes como roubo e clonagem de cartão, entre outros. O promotor Paulo Ricardo também participou do seminário esclarecendo sobre os direitos dos idosos dentro do âmbito do município.

A presidente do Conselho estadual dos direitos da Pessoa Idosa, Walkíria Alves apresentou propostas discutidas durante a Conferência Nacional da Pessoa Idosa, realizada de 25 a 27 de abril deste ano, em Brasília.

Maria Eulália Silva de Oliveira, 69 anos, participa do evento com a expectativa de renovar o conhecimento. “Às vezes as pessoas idosas não tem ideia de seus próprios direitos, por isso é importante conhecer as leis, para fortalecer esse público”, diz Maria Eulália que mora no bairro do Mirizal.

De acordo com Naudma Estumano, do Conselho Municipal, o seminário é alusivo ao Dia Nacional da Pessoa Idosa que será comemorado no dia 1º de outubro.