Semed dá início a sua jornada pedagógica anual, o Webinário

A secretária de Educação, Eny Leite, com o secretário de Saúde, Diego Rodrigues, e a diretora de Ensino, Rosiane Monteiro

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, nesta segunda-feira (22), a sua jornada pedagógica anual, denominada I Webinário, transmitida pela web, por conta das medidas de restrição da pandemia. Essa formação pedagógica, realizada anualmente junto à rede municipal de ensino, tem como tema  “Educação em tempos de pandemia” e prossegue até quarta-feira (24), visando à capacitação de professores, que têm um grande desafio para este ano: as aulas remotas, já que o retorno das presenciais será feito de forma gradativa.

A diretora de Ensino da Semed, Rosiane Monteiro, destacou os resultados que a secretaria pretende alcançar após o Webinário. “Precisamos definir uma nova forma de trabalhar e, junto com a nossa equipe da Semed, pensamos no que poderíamos oferecer aos professores, que hoje estão em casa. Queríamos trazer para o webinário, um evento aberto a todos, assuntos que abordam não só questões pedagógicas, mas outros ligados à saúde, pois são duas áreas que estão em foco, em função do momento que estamos vivendo e por conta da necessidade de retorno às aulas”, reforçou.

O primeiro dia discutiu basicamente a questão da saúde, sendo a primeira palestra ministrada pelo secretário municipal de Saúde de Marituba, Diego Rodrigues. “A pandemia extrapolou a área da saúde e afetou várias outras, como a da educação. E esta, por ser primordial para a sociedade, exige que tomemos algumas medidas para segurança dos alunos no retorno às aulas. Precisamos observar os cuidados que a pandemia exige, já que as aulas serão retomadas de forma gradual. Cremos que já no segundo semestre isso possa acontecer, obedecendo a todos os protocolos de segurança”, explicou o titular da Sesau.

À tarde, foi a vez do professor José Augusto Carvalho e a gestora escolar Fabiane Oliveira proferirem palestras, abordando “a saúde do professor e a práxis pedagógica em tempos de pandemia”.

Serviço – O Webinário da Semed ocorre no período de  22 a 24 de fevereiro de 2021 e está sendo transmitido pelo canal oficial da prefeitura de Marituba no Youtube.

O primeiro dia discutiu basicamente a questão da saúde e foi bastante prestigiado pelos educadores de Marituba

Confira a programação dos próximos dias do evento:

Dia 23.02.2021 – TERÇA

09h10 – “Base Nacional Comum Curricular – BNCC”

14h10 – “Desafios na educação especializada e inclusiva durante o ensino remoto”

Dia 24.02.2021 – QUARTA

09h10 – “Os desafios e a abordagem no processo de ensino e aprendizagem educacional”

14h10 – “Plataforma de Gestão Educacional Geweb”

15h30 – TEMA “Orientações para as práticas docentes durante o ano letivo”

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wenderson Santos