Segunda etapa da campanha de vacinação começa nesta sexta-feira (17) em Marituba

0

 

Uma remessa de vacinas que deveriam ser entregues à Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (15), provocou o adiamento, por 24h, da campanha de vacinação contra a gripe, cuja segunda etapa deveria começar nesta quinta (16).

O secretário de Saúde, Josué Pompeu, tranquilizou a população informando que parte das vacinas chegou no final da tarde e já começou a ser distribuída nos postos do município, permitindo que a imunização recomece nesta sexta (17), sem prejuízos.

Trata-se da 2ª etapa da campanha, que foi antecipada para ser inserida na estratégia de combate ao novo coronavírus. O período original da campanha seria a segunda quinzena de abril. Com a antecipação, a imunização foi escalonada por grupos, tendo começado pelas pessoas com mais de 60 anos e os profissionais de saúde.

Nesta nova fase, novos grupos receberão as doses: caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, portuários, indígenas, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes.

“Como a campanha está uma etapa avançada, por causa da antecipação que foi definida principalmente para atendimento dos idosos, não há prejuízo para a população por causa desse atraso de 24h”, assegurou Josué Pompeu. Ele ressalta, no entanto, que a quantidade de vacinas enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado é inferior ao pedido feito pela Sesau. “Nós já informamos à Sespa e alertamos sobre a necessidade de complementar essa remessa. Temos certeza de que isso será feito”.

Apesar de tudo, as 5 mil doses que já estão em Marituba asseguram o início e prosseguimento desta segunda etapa da vacinação, que será feita nas unidades básicas de saúde do município a partir das 8h da sexta-feira (17).

A vacina contra a gripe não imuniza ninguém dos riscos de contaminação pelo novo coronavírus, mas facilita bastante o diagnóstico da doença covid-19, cujos sintomas são parecidos com os de infecções causadas por outros vírus, como o Influenza, por exemplo.

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade