Dia do Assistente Social é comemorado pela Prefeitura de Marituba

“Determinação é a palavra que define um assistente social, nós trabalhamos na linha de frente da proteção de direitos, recebemos e acolhemos as famílias que sofrem diversos tipos de violação, presenciamos realidades que nos chocam. Mas estamos sempre colhendo, agregando e protegendo nossos usuários”, contou Renata Queiroz, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Zico, em Marituba.

Assistente Social Renata Queiroz atua no Cras Dom Zico

Neste 15 de maio, Dia do Assistente Social, a Prefeitura de Marituba homenageia todos profissionais que atuam como assistente social no município e destaca depoimentos de usuários que tiveram sua realidade mudada depois do contato com o Cras e os serviços de assistência. É o caso da dona Maria Castro, de 72 anos, que estava há três anos em busca do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
“Quando eu cheguei aqui encontrei a assistente Sol, uma linda, que se esforçou tanto para conseguir me ajudar e conseguiu. Ela me explicou que o serviço de encaminhamento para conseguir o auxílio é gratuito e depois de dois meses eu consegui. O Cras foi essencial na minha vida, fico emocionada, pois preciso muito desse benefício”, contou Maria.
Profissão – Com a missão de garantir os direitos e deveres a todos cidadãos, o assistente social exerce suas atividades respeitando a diversidade e atendendo às várias esferas como educação, saúde, habitação, seguridade, emprego, entre outros, tanto na esfera pública quanto na privada, para garantir o direito da população em situação de vulnerabilidade.

Dona Maria Castro, de 72 anos

Em Marituba, atuam mais de 30 assistentes sociais em toda a rede de proteção, composta pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado (Creas) do município e Unidade de Acolhimento de Crianças e Adolescentes.

Homenagem – Como uma forma de homenagear e valorizar o profissional, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Assistência realizou, na última sexta-feira (14), na Câmara Municipal, um evento em alusão ao Dia do Assistente Social.  Durante o evento, a assistente social, Danielly Cristina, ministrou uma palestra sobre “A atuação do Assistente Social Frente às Políticas Públicas e Sociais” e ressaltou a importância da valorização profissional. Depois disso os profissionais participaram de uma roda de conversa durante a qual trocaram experiências.

Texto: Jamyla Magno
Foto: Vitor Dagort