Saúde Mental do município de Marituba realiza encerramento alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), promoveu na manhã de quinta-feira (30), um ato alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

A ação aconteceu durante todo o mês de maio, atendendo os usuários da saúde mental, com palestras, rodas de conversas, dinâmicas de grupo e ações educativas, baseada em defesa de uma saúde mental digna e na construção de um modelo de atenção orientada pela reforma psiquiátrica que propõe a reorganização da atenção à saúde mental e construção de uma política pública referenciada na garantia de direitos, liberdade de usuários e respeito às pessoas que vivem com transtornos mentais e suas famílias.

Durante o evento, foi destacada a importância da luta em combate os manicômios do país. “Enquanto houver injustiça, exclusão, falta de cuidado, ou qualquer tipo de retirada de direitos na saúde mental, estaremos na luta contra os manicômios”, disse a secretária de Saúde, Cristiana Braga.

A atividade contou com a presença da titular da Sesau, Cristiana Braga; da chefe de Gabinete da Sesau, Marlene Silva; do Coordenador Municipal de Saúde Mental, Álcool e Drogas, Mauro Bastos; da Coordenadora do CAPS II, Emmanuele Rocha e demais técnicos da área responsável pela Saúde Mental.

Texto: Marlene Silva (Ascom Sesau)

Fotos: Equipe CAPS II