Público prestigia primeiro dia da Feira do Livro

A partir desta terça-feira, 29, até sexta-feira, 2 de dezembro, o público começa a visitar a 2ª Feira do Livro, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, para se encantar com o universo literário. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e além de exposição e comercialização de livros, conta ainda com uma vasta programação pedagógica e cultural.

Antes da cerimônia de abertura, o público fez um minuto de silêncio em condolências às vítimas do acidente aéreo que levava a delegação do Chapecoense à Colômbia, onde disputaria a Copa Sulamericana e ainda uma comitiva de jornalistas, além da tripulação.

No discurso de abertura, o prefeito Mario Filho afirmou que a Feira também tem como objetivo estimular o hábito da leitura e que Marituba é um dos 5 municípios paraenses a realizar uma feira do livro. “O nosso Ideb (o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cresceu 17%, somos o 5º IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) e estamos trabalhando para que Marituba seja o município que mais se desenvolverá nos próximos anos no Pará”, disse o gestor municipal.

A representante da Academia Paraense de Letras (APL), Edy Lamar D`Oliveira, 1ª Secretária da instituição, agradeceu a homenagem à APL  que este ano completou 120 anos. A APL visa contribuir para o desenvolvimento cultural do Pará, no setor literário e cultural, promove anualmente  concursos Literários e mantém a Biblioteca Dr. Acilino de Leão.

Aluna da Escola Laura Falcão, Norrane Laila, de 10 anos, passou pelo stand do Departamento de Alimentação Escolar (DAE/Semed) e gostou das pinturas e muito mais ainda das frutas dispostas no espaço. “Gosto de pintar e das frutas a que mais gosto é a maçã”, disse a estudante.

Já no stand da Escola Padre Marcos Schawalder estão dispostas 10 cartilhas que reúnem contos, poesias, crônicas e até histórias em quadrinhos, produzidas por alunos. De acordo com a gestora, Ana Serique, um portfólio, resultado de um trabalho do projeto “O Liberal nas Escolas”, também está sendo mostrado no stand como forma de mostrar a importância do meio de comunicação na formação de cidadãos.

Além da programação do palco central e dos mini auditórios com palestras e oficinas, a noite, a partir das 20 horas, se apresentarão na Carreta Palco a banda da Casa da Cultura, o grupo folclórico Para Nanin e a banda Camarote VIP.