Marituba recebe Prêmio Prefeito Empreendedor

Marituba foi uma das prefeituras vencedoras do X Prêmio Prefeito Empreendedor (PSPE) com o Projeto “Escola Empreendedora”. A premiação concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi realizada na noite do dia 29 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

A prefeitura de Marituba concorreu com dois projetos, o “Quintais Amazônicos Maritubenses”, da Secretaria de Educação (Semed) e “Escola Empreendedora”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter). O projeto “Quintais Amazônicos” – coordenado pela Engenheira Agrônoma Antônia do Socorro Aleixo e pelo Pastor Wagner Pinho – ficou entre os três finalistas da categoria Inovação e Sustentabilidade.

Mas o vencedor foi a “Escola Empreendedora”. O projeto ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Escola na etapa estadual e agora se prepara para concorrer a etapa nacional. O objetivo do projeto desenvolvido pela Sedeter era promover uma consciência empreendedora em mais de mil jovens entre 14 a 24 anos, por meio do incentivo e promoção da capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

A premiação foi recebida pela Secretária da Semed Kátia Santos, que ao lado da Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Euzilene da Silva Nascimento e do Titular da Sedeter Roberto Alcântara, representaram o prefeito Mário Filho durante a cerimônia.

De acordo com o Secretário responsável pela pasta que criou a escola empreendedora, a iniciativa de criação da escola é incentivar as práticas de empreendedorismo nos jovens munícipes. “O nosso objetivo é ensinar e incentivar práticas empreendedoras. Inclusive formando e capacitando centenas de jovens.”, explicou o secretário e ressaltou: “Marituba é o único município a criar uma escola com esse propósito, inclusive, criou uma fonte municipal de financiamento para esses projetos”, concluiu.

A finalidade da premiação é reconhecer os prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos que estimulam o surgimento e desenvolvimentos de pequenos negócios nos seus respectivos municípios nos últimos anos, assim, gerando resultados positivos para a população atingida.

Texto: Sheila Faro
Adaptação: Paulo Ricardo Rezende