Projeto Deam Itinerante vai combater violência doméstica e familiar contra a mulher em Marituba

0

 

A Polícia Civil, em parceria com a Prefeitura de Marituba irão iniciar neste sábado (6), um projeto que objetiva levar os serviços prestados pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) Metropolitana, sediada em Ananindeua, até o município de Marituba, na região metropolitana de Belém.

Denominada de “Deam Itinerante”, a ação será coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e contará com atuação de policiais civis da Delegacia. A ação itinerante vai contar ainda com atendimento social prestado pelo Programa ParáPaz

Os atendimentos serão realizados aos sábados (dias 6, 13 e 27) do mês de abril, das 08 às 18 horas. A ação será realizada na praça Matriz “Menino Deus”, em Marituba.

A coordenação dos trabalhos será direcionada pela delegada Priscila Morgado Sanches Pinho, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil e delegada Sílvia Mara Tavares, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Ananindeua (Deam).

Durante a programação, o Programa ParáPaz Mulher vai oferecer serviços de acolhimento social e a Deam irá efetuar registro de boletim de ocorrência, solicitação de medidas protetivas e verificação de denúncias realizadas através do Disque-Denúncia, fone 181, além de isenções para emissão de carteiras de identidade.

Segundo a delegada Priscila Morgado, diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis, a ação itinerante visa acolher as mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, por meio dos atendimentos de profissionais especializados feitos por servidores da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Ananindeua. A equipe é formada por assistentes sociais e por outros profissionais especializados.

A delegada ressalta que Marituba foi escolhida para receber a ação por ter um índice alto de denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher e pelo fato de a cidade ainda não ter uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. “Isso exige um atendimento especializado, cada vez mais próximo dessas mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar, uma vez que elas são atendidas na Delegacia Especializada de Ananindeua, para posteriormente, as denúncias serem encaminhadas aos órgãos competentes do município de Marituba”, enfatizou.

De acordo com a delegada, a Deam de Ananindeua é uma delegacia nova, que foi implantada recentemente, e assim, a ação itinerante visa também dar maior visibilidade à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Ananindeua. “Qualquer mulher que reside no município de Marituba poderá participar e usufruir do serviço. Demandas vindas do Disque Denúncia pelo fone 181 já foram analisadas pela equipe policial e pessoas foram intimadas a se fazerem presente no decorrer da programação”, concluiu.

Texto: Ascom PC/PA

Adaptação e Arte: Paulo Ricardo Rezende

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade