Projeto da Segmob certifica alunos da Escola Nossa Senhora da Paz

Quarenta e dois alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz, receberam na manhã desta sexta-feira, 7, o certificado de participação no projeto “Escolas da Paz”, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba  (Segmob). O objetivo é conscientizar estudantes sobre a violência no âmbito escolar.

Para a diretora da escola, Ceanira Azevedo Reis, a expectativa da parceria é o trabalho preventivo. “Isso influencia o aluno em seu comportamento e também contribui para o melhor aprendizado e no controle da indisciplina”, ressalta a diretora. O maior desafio enfrentado pela escola, hoje, segundo Ceanira, é a falta da família na vida escolar do aluno. “O aluno que tem a família por perto, presente nas reuniões de pais, que vem no plantão pedagógico e participam dos projetos educativos tem muito mais disciplina e é organizado, o que melhora muito seu rendimento escolar”.

O Projeto realizou na escola palestras para os alunos desde setembro, com guardas municipais abordando temas como violência nas escolas, bullyng, drogas, Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com Adamo Silva, do gabinete da secretaria, o objetivo é atender a toda a rede Municipal de ensino até 2017.

Aluno do sexto ano, David Gomes, de 11 anos, destaca que o mais importante que aprendeu foi o respeito às pessoas. “Posso ser uma pessoa com mais respeito no ambiente em que vivo e também estou mais capaz de identificar uma situação de bullyng e denunciar, pois não podemos nos omitir”, diz David. A mãe, Diana Gomes, considera o projeto muito bom, porque ajuda na disciplina dos alunos. “Além disso, essa proximidade com a guarda Municipal faz bem, para que crianças e jovens entendam o trabalho deles”, enfatiza Diana.

O projeto Escolas da Paz foi implantado há dois anos promovendo uma cultura de paz através da sensibilização, conscientização e prevenção à violência no cotidiano das escolas. No semestre passado o projeto atendeu a dez escolas, alcançando 366 alunos.

_mg_9253 _mg_9291 _mg_9294 _mg_9298 _mg_9299 _mg_9301 _mg_9303 _mg_9307 _mg_9311 _mg_9314 _mg_9316 _mg_9317 _mg_9318 _mg_9319 _mg_9321 _mg_9323 _mg_9325 _mg_9326 _mg_9328 _mg_9330