Projeto criado em Marituba é exposto na 7ª edição da feira Pará Negócios 2018

Com o intuito de utilizar os recursos naturais, fomentar o comércio, indústrias e a vocação turística na cidade, a Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), implantou o projeto “Quintais Amazônicos”, onde visa desenvolver educação ambiental, além de criar espaços sustentáveis nas escolas do município.

O projeto atende 69 escolas, atingindo mais de 25 mil alunos e uma média de cinco mil famílias. Diretamente são capacitados cerca de três mil colaboradores lotados na Semed, gerando conhecimento na área da educação ambiental, através da coleta seletiva, preparação de adubos orgânicos e reaproveitamento integral dos alimentos.

Com a indicação do projeto ao X Prêmio Prefeito Empreendedor, premiação instituída pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os coordenadores da ação Antônia do Socorro Aleixo e o Pastor Wagner Pinho, receberam o convite para apresentar o projeto em um estande da 7ª edição da Feira Pará Negócios 2018, que aconteceu dos dias 22 à 25 de novembro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.

Na última quinta-feira, 22 de novembro, o Prefeito Mário Filho, acompanhado da Primeira-Dama Michele Begot, Secretária de Educação Kátia Santos, Secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Euzilene da Silva Nascimento e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda Roberto Alcântara, visitaram o estande e conferiram de perto o objetivo do projeto, além de degustarem os produtos oferecidos pelos expositores. Segundo os organizadores do evento, a feira recebeu aproximadamente 32 mil pessoas.

De acordo com a Engenheira Agrônoma, Antônia do Socorro Aleixo, o projeto “Quintais Amazônicos Maritubenses” é uma política de incentivo ao empreendedorismo social que atende e acompanham diretamente diversas famílias, proporcionando qualidade de vida, segurança alimentar e geração de emprego e renda.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos