Programa Minha casa minha vida

Marituba tem  749 famílias selecionadas para receber as novas casas do projeto “Minha Casa Minha Vida” construídas pelo Governo Federal, no Condomínio Jardim Parque dos Umaris, no Bairro Uriboca. O novo conjunto também vai beneficiar cerca de 3 mil pessoas no entorno da obra, que é justamente onde entra a parte da Prefeitura de Marituba, com a contrapartida de obras para melhorar a infraestrutura das proximidades do novo condomínio, que tem previsão de entrega pela Caixa Econômica Federal para o segundo semestre.

As famílias beneficiadas com o programa são moradores de áreas de risco de Marituba. Os benefícios também respeitaram as cotas para idosos e deficientes, conforme a portaria nº 610, publicada no Diário Oficial da União em dezembro de 2011.

Segundo a Secretaria de Habitação de Marituba, o conjunto Umaris já está nos trâmites finais para ser definitivamente ocupado. “Tanto a construção quanto o processo de contratação das famílias já estão nos procedimentos finais. O cadastro das famílias que serão beneficiadas já se encontram em poder da Caixa Econômica Federal, que é o órgão responsável pela avaliação e validação dos cadastros realizados pelo município” explica o secretário de habitação, Tarcísio Ribeiro.

O Bairro Uriboca possui 4.750 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010, ou seja, com os novos moradores do Condomínio Umaris, a população do bairro vai quase dobrar.  Para atender as novas demandas do bairro, a Secretaria de Habitação de Marituba está fazendo levantamento de serviços que deverão ser reforçadas na área, como escolas, postos de saúde, iluminação pública e segurança, entre outros.

Em breve será aberto o cadastro para as unidades do Conjunto habitacional Viver Melhor Marituba, onde são planejadas 4 mil unidades que beneficiarão famílias de todos os bairros de Marituba, respeitando rigorosamente os critérios definidos do “Programa Minha casa, minha vida”. Segundo Ribeiro, o cadastro deverá ser feito, exclusivamente na Sehab. “Recebemos denúncias de que têm pessoas que, infelizmente, agem de má  fé, se passando por representantes do projeto Minha Casa Minha Vida e cobram taxas para o cadastramento. Informamos que esse cadastro não tem custo e somente será válido se feito na própria Sehab”, informa o secretário.

A Sehab  fica localizada na Rua Bezerra Falcão, passagem São Miguel, 01, e funciona de segunda à sexta, de 8h às 12h.