Prefeitura realiza ato para marcar Dia de Combate à Hanseníase

A organizadora do evento é a Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).                 (Foto: Ary Brito)

Janeiro também é o mês de conscientização sobre a hanseníase e a prefeitura Municipal de Marituba organiza um ato na Câmara Municipal para marcar a data. O ato contará com a presença da prefeita Patrícia Mendes, secretários e representantes das instituições envolvidas com o combate a hanseníase no município, na manhã da sexta-feira (29). A organizadora do evento é a Diretoria de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

No Brasil, a Lei nº 12.135/2009, instituiu o último domingo do mês de janeiro como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, com o objetivo de chamar a atenção para as medidas de prevenção e controle, bem como alertar para os aspectos frequentemente negligenciados – os mitos e conceitos errôneos sobre a doença que muitas pessoas afetadas experimentam diariamente.

Para o diretor da Diretoria de Atenção à Saúde, Gilson Carlos, o combate à doença está ligado a história do município de Marituba. “Toda a nossa história está ligada a Colônia do Prata, lugar que foi referência no atendimento e pesquisa da hanseníase, por isso é importante marcarmos esta data e, ao mesmo tempo, levar informações para a população sobre o combate à doença, comentou.

Janeiro Roxo – A campanha anual de conscientização da Hanseníase é realizada durante o mês de janeiro, simbolizada pela cor roxa, busca doentes ativos e assim informar melhor a população com medidas de tratamento e alertas aos sinais da doença.

O Brasil é o segundo país no mundo em casos de hanseníase. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019 foram contabilizados 23.612 casos da doença no Brasil. Os dados foram revelados no último Boletim Epidemiológico de Hanseníase 2020.

Para isso, o SUS oferece tratamento para a doença e o sistema de saúde também atua com ações de a detecção precoce de casos e o exame de contatos, com o intuito de prevenir as incapacidades físicas e favorecer a quebra da cadeia de transmissão.