Prefeitura Municipal de Marituba presta contas dos 100 primeiros dias de gestão

0

Organização das finanças da Prefeitura, avanços na saúde, segurança e educação, economia e infraestrutura, valorização do servidor e do espaço físico dos órgãos municipais e mais qualidade de vida à população foram alguns dos avanços apresentados pela prefeita Patrícia Mendes durante a live “100 dias de gestão”, realizada na noite da última sexta-feira (09), e transmitida ao vivo através das redes sociais da prefeitura.

Esta é a primeira vez que a gestão municipal presta contas publicamente de suas ações à frente do município de Marituba. “A transparência nas ações foi um compromisso assumido junto à população. Hoje eu estou aqui executando e mostrando que esta vai ser uma característica muito forte no nosso mandato: responsabilidade e transparência”, afirmou Patrícia Mendes.

A live contou com a participação dos vereadores do município e foi transmitida do Ginásio Poliesportivo Municipal e teve tradução simultânea em linguagem de Libras. “Pela primeira vez na história de Marituba temos uma prestação de contas realizada publicamente e o Legislativo municipal está alinhado e somando esforços para que estes sejam os melhores anos da gestão pública no município de Marituba”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, vereador Allan Besteiro.

Finanças – Ao assumir a Prefeitura, Patrícia Mendes destacou que não houve acesso à informações importantes sobre as contas da gestão passada. “Quando finalmente conseguimos levantar e sistematizar os dados encontramos um cenário aterrador”, destacou Patrícia Mendes. A prefeita comentou que negociou o que era possível negociar e está realizando uma investigação em todos os contratos e convênios para começar a organizar a casa.

Saúde – A atual gestão assumiu em meio a pandemia do Coronavírus e a luta para controlar a doença e salvar vidas foi uma constante. Até o momento, 11,58% da população do município foram vacinados.

Paralelo ao combate ao Coronavírus, foram realizadas melhorias nas Unidades de Saúde, retomada de atendimentos tanto odontológicos quanto laboratoriais. Mais de 700 exames, como cateterismo, ressonância magnética e eletrocardiograma, que estavam arquivados desde 2017, foram retomados assim como foi investido em capacitação de pessoas para propiciar um atendimento de qualidade à população.

A Prefeitura de Marituba tem trabalhado para melhorar a infraestrutura da cidade

Educação – Para poder ofertar mais qualidade na educação do município foi realizado um recadastramento dos servidores efetivos da rede municipal de ensino e aumento da oferta de vagas para 27.083, matriculando 24.467 alunos em 71 estabelecimentos de ensino.

Foram distribuídos 931 kits de alimentação para 14 escolas com média de 60 kits por escola e foi elaborado um novo cardápio da merenda escolar do ano de 2021. Também foram realizados reparos das escolas: limpeza de caixas d’água, pintura de muros, roçagem de área externa, reparos nos banheiros, remoção de entulhos, instalação de bomba de água, entre outros e as aulas foram iniciadas de forma remota.

Infraestrutura e Urbanismo – Cerca de 200 vias públicas receberam os serviços de roçagem, limpeza, desobstrução de bueiros e drenagem em pontos de alagamentos, em bairros como Almir Gabriel, Bela Vista, Centro, Decouville, Dom Aristides, Mirizal, União, Nova Marituba, Novo Horizonte, Pedreirinha, Uriboca, Santa Lúcia, São João, Santa Clara, entre outros com a retirada de 225 toneladas de entulhos e 3.700 toneladas de lixos domésticos. A coleta de lixo urbano foi regularizada com a retirada de 1.700 toneladas de lixo doméstico.

Segurança e Mobilidade – A mobilidade urbana foi uma prioridade com mobilidade e tráfego de 26 ruas com procedimento de Tapa Buracos. Foi realizado o cadastramento, recadastramento e convalidação das autorizações para moto taxistas; foi investido na readequação de linhas de diversas linhas de ônibus, com o objetivo levar transporte público para localidades que ainda não tinham o serviço.

Nestes 100 primeiros dias foram realizadas ações de informação e orientação com instalação de barreiras sanitárias, com Fiscais de Transporte, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito e Polícia Militar e houve a implantação de sinalização horizontal e vertical em locais como Viver Melhor e Fernando Guilhon.

Meio Ambiente – Dentro do Projeto de inclusão dos catadores de materiais recicláveis, a Prefeitura, por meio da Semma disponibiliza 9 Pontos de Entrega Voluntária – PEVs. Toda semana são recolhidos, em média 27 Big Bags com capacidade de 75 a 100 quilos de materiais recicláveis.

Foram realizados investimentos para a expansão do Programa de Coleta Seletiva e foi realizado o mapeamento dos novos locais de instalação dos PEVs, que serão distribuídos em todo município. Marituba também está implantando o Programa Municipal de Proteção Animal, que tem como objetivo realizar a proteção animal, contra crimes e maus tratos.

Desenvolvimento econômico – Está sendo feito o levantamento, capacitação, autorização e mapeamento dos ambulantes do município com 145 cadastros de ambulantes de áreas como Viver Melhor, Fernando Guilhon, Praça Matriz e Residencial Beija Flor. Foi feita a realização realização de 127 atendimentos ao público na sala do empreendedor. Mais de 800 identidades foram emitidas e foram realizados 968 atendimentos referentes à carteira de trabalho com Ação Cidadania realizada em parceria com o Sebrae e Equatorial Energia com mais de 500 atendimentos em janeiro.

Habitação – Foi dada uma atenção especial aos habitantes dos residenciais localizados no município e assinado um termo de cooperação com a Universidade Federal do Pará para início do projeto “Regularização Fundiária Urbana de Marituba”, que será executado no Bairro Novo Horizonte, em 500 lotes.

Foi estabelecida Parceria com a COHAB para Regularização Fundiária da área do bairro Almir Gabriel, em cerca de 1.500 lotes assim como planejamento de novos Projetos Habitacionais, que pretendem beneficiar 2 mil famílias.

Agricultura, pesca e abastecimento – Para qualificar os produtores rurais do e busca de insumos para incrementar a produção foram realizadas parcerias com órgãos como EMATER, SEBRAE, Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Ananindeua/Marituba – SPRAM, Ideflor-bio, SENAR, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – SEDAP.

A Prefeitura acompanha os agricultores para ter um panorama geral da produção agrícola assim como planeja realizar Feiras do Produtor Rural e cursos de formação através de parceiros como SEBRAE e SENAR.
Ações visando o fortalecimento dos polos produtivos do município, como produção de mudas (Bela vista), Piscicultura, horticultura e plantas Ornamentais (Uriboca), Criação de pequenos Médios animais (Canaã e Riacho Doce), Irrigação e Drenagem (União e são Francisco), entre outros.

A Sedap vem realizando o levantamento da situação estrutural e organizacional das Feiras e Mercados Municipais para análise de possíveis melhorias (Mercado Simão Jatene, Mercado Central e Mercado Bairro Novo). A prefeitura também está executando a limpeza, manutenção e segurança nos mercados e feiras, com ênfase no Mercado Simão Jatene que passou por um período longo sem higienização.

Cultura – A Prefeitura de Marituba realizou o pagamento aos beneficiários da Lei Aldir Blanc, conforme recursos oriundos do Governo Federal e realizou o primeiro Carnalive de Marituba, com a participação de blocos de micaretas, blocos de enredo e artistas locais. durante o evento foram arrecadadas cestas básicas, doadas por empresários locais, que posteriormente foram doados a artistas locais e ambulantes do nosso município. A Prefeitura de Marituba, através da Casa de Cultura, realizou as inscrições para cursos profissionalizantes totalmente gratuitos que visam capacitar principalmente os jovens do municípios.

Assistência Social – Foi instituído o programa “Renda Marituba” com a apresentação e aprovação do projeto na Câmara Municipal. As Inscrições foram realizadas e os pagamentos devem iniciar ainda no mês de abril. Cerca de mil famílias serão beneficiadas com o valor de R$ 200 mensais. Está sendo realizada a inclusão de idosos benefeciários do BPC e pessoas com deficiência no CadÚnico que dá acesso a outros programas e benefícios do Governo Federal.

“Agora com a casa arrumada nós vamos de fato executar todos os serviços e atender todas as necessidades da nossa população, em todos os bairros, dos problemas mais simples aos mais graves. Esperem trabalho, esperem compromisso e esperem trabalho até 2024”, finalizou Patrícia Mendes.

Mais de 11% da população de Marituba já foram vacinados contra o Coronavírus

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Vitor Dagort e Ary Brito

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade