Prefeitura de Marituba intensifica ações de prevenção à Covid-19

A assepsia das ambulâncias é um procedimento que ajuda a garantir a saúde dos pacientes transportados

A prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem promovido ações de prevenção contra o Coronavírus, além da imunização dos grupos prioritários. Entre essas medidas estão a sanitização do Hospital de Urgência e Emergência, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e unidades de saúde, além de melhorar a estrutura para atender crianças com a doença no município.

No início da atual gestão, o Hospital de Urgência e Emergência “Augusto Chaves” inaugurou uma ala pediátrica com cinco leitos para atender exclusivamente crianças com Covid-19, dando estrutura adequada para esses pacientes. A ala composta por três berços e duas camas recebe crianças com até 12 anos de idade.

Segundo o diretor da unidade, Patrick Botelho, é importante a existência de um espaço específico para atender esse público, uma vez que a carga viral e a forma de tratamento é diferente entre adultos e crianças. “O adulto recebe uma carga viral totalmente diferente de como a criança recebe, por isso, a importância de preservar a criança. Até mesmo por conta do aspecto lúdico. O paciente fica com medo, frágil. Então, nada mais adequado do que esse espaço, onde também a família possa ficar à vontade com o filho”, destacou.

O Hospital de Urgência e Emergência de Marituba já conta com uma ala exclusiva para tratar crianças com Covid-19

Assepsia de ambulâncias – Um trabalho minucioso de limpeza e assepsia tem sido realizado nas ambulâncias e demais veículos disponibilizados pela prefeitura após o transporte de cada paciente, a fim de prevenir os riscos de transmissão de doenças, entre as quais o Coronavírus.

O município conta com sete ambulâncias, sendo duas delas UTI’s montadas, além de três veículos que fazem o transporte de pacientes que fazem hemodiálise. Para o coordenador do Transporte do munícipio, Carlos Alberto Lopes, a limpeza das ambulâncias e veículos de transporte possibilita “o bem-estar dos pacientes e condutores, especialmente neste momento de pandemia”.

Raimunda Figueiredo é esposa do paciente Manoel de Jesus, que frequentemente realiza hemodiálise e utiliza os serviços de transporte da prefeitura. Ela conta sobre a experiência. “Não tenho nada do que reclamar, é tudo limpo e organizado. Os condutores ajudam e são pacientes”, disse.

De acordo com o diretor do Hospital, Patrick Botelho, o cuidado com as ambulâncias tem sido fundamental para proteger a saúde de todos que utilizam o transporte.  “Se não houver essa preocupação, a ambulância, ao invés de ser um meio de transporte, pode se tornar um disseminador de vírus. Então, é algo que deve ser cuidado de perto”, afirma.

Para a higienização dos transportes são utilizados produtos específicos para o ambiente hospitalar. O servidor Andrei Moreira é responsável por garantir e manter as ambulâncias devidamente higienizadas. Ele conta que mantém todos os cuidados com sua própria saúde.

Descontaminação – Um extenso trabalho de sanitização foi realizado, nesta semana, no Hospital Augusto Chaves, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Diagnóstico e Centro de Especialidade Odontológico de Marituba, em parceria com a Marinha do Brasil.

O processo de descontaminação do ambiente é realizado para evitar a circulação de vírus, bactérias, entre outros agentes infecciosos. Segundo o comandante da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, Hélio Júnior, o trabalho de desinfecção é realizado por uma equipe composta por 16 militares que utilizam o quaternário de amônia – produto eficaz no combate a agentes biológicos e não agressivo ao ambiente – com o intuito de erradicar ao máximo possível os agentes que causam o coronavírus e outras doenças.

A coordenadora de Enfermagem da UPA Eládio Soares, Fernanda Lima, explica que a UPA recebe muitos casos suspeitos de Covid-19 e, por isso, a desinfecção do ambiente é de extrema importância.

A Prefeitura de Marituba tem parceria com a Marinha do Brasil para realizar a sanitização dos prédios públicos