Prefeitura distribui insumos agrícolas para agricultores familiares

Secretário Yuri Bastos com a beneficiada Rosa Araújo

Os agricultores Rosa Araújo, 47 anos, e Luiz Gonzaga Cordeiro, 56 anos, são agricultores familiares do polo produtivo da Sagrada Família, do município de Marituba. Os dois fazem parte de um grupo de 14 agricultores beneficiados com distribuição de insumos realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (SEDAP), na manhã desta terça-feira (04).

As famílias de pequenos produtores receberam sacas de calcário, com 40 quilos cada uma, para aplicar em suas propriedades e intensificar a produção, gerando mais renda para as famílias e incrementar a produção da agricultura familiar local.

Fundamental na correção da acidez do solo, o calcário contribui para o aumento da produtividade das lavouras. Ao mesmo tempo em que faz essa correção, o calcário também fornece cálcio e magnésio indispensáveis para a nutrição das plantas.

Rosa Araújo trabalha com a produção de plantas ornamentais há 17 anos na Sagrada Família e de seu trabalho sustenta toda sua família. Luiz Gonzaga trabalha com a produção de vários tipos de hortaliça. “Nós nunca recebemos algum tipo de insumo por aqui, este calcário vai ser muito bem-vindo”, comenta o agricultor. “Vai ser uma economia. O dinheiro economizado poderá ser utilizado para outra finalidade”, afirmou Rosa.

Os pequenos produtores receberam sacas de calcário

O titular da Sedap, Yuri Bastos, ressalta que a distribuição de insumos para as comunidades agrícolas visa aumentar a produção agrícola no município. Ele afirma que os insumos foram encontrados armazenados em um ambiente inapropriado e precisavam chegar até as mãos dos produtores o mais rápido possível para cumprir com a sua finalidade.

“Muitas sacas foram perdidas e o que nós conseguimos recuperar está sendo levado para um local adequado e estão sendo distribuídos para as comunidades agrícolas”, explica Yuri.

Marituba conta com 15 polos produtivos que congregam aproximadamente 200 famílias de produtores. Destas famílias, 69 possuem Declarações de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ativos e 131 inativos. A DAP é um documento essencial para que os agricultores acessem diversas políticas públicas, a exemplo de créditos.

Marituba conta com 15 polos produtivos

Texto: Márcio Flexa