Prefeitura de Marituba realiza caminhada pela conscientização do autismo

Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e a Unidade de Apoio ao Autista (Umaam), realizou uma Caminhada pelas principais ruas do município.

A ação teve início na sede da unidade que fica localizada na Passagem Boa Vista, 1450, Bairro Centro e encerrou na Praça Matriz, onde aconteceram diversas atividades voltadas para o tema. A caminhada contou com a participação dos atendidos pela unidade, acompanhados dos responsáveis e funcionários que fazem parte da Educação Especial e Inclusiva da Semed.

A Diretora de Atenção à Saúde e avó de uma criança autista de 10 anos, Mercês Sovano, destacou os serviços oferecidos gratuitamente na unidade por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), entre eles, atendimentos com médico pediátrico, neurologista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, além de psiquiatria infantil, exames laboratoriais e odontologia especializada.

De acordo com a auxiliar administrativa da unidade, Eneida Cardoso, a caminhada simboliza a importância da inclusão de pessoas acometidas pelo autismo na sociedade e também serve para enfatizar o trabalho desenvolvido pela Umaam. “Queremos passar para a população uma mensagem para que os autistas sejam vistos e recebam a atenção necessária para ter uma boa qualidade de vida. Aproveitamos para convidar os munícipes para comparecem no III Seminário sobre o Autismo que acontecerá nesta quarta-feira (3), às 8h, no auditório do Iesp”, concluiu.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos