Prefeitura de Marituba promove evento “Um Dia no Parque”

A Prefeitura de Marituba promoveu no último domingo (21), uma atividade ao ar livre no Refúgio Metrópole da Amazônia. O passeio à reserva ambiental, localizada na Estrada da Pirelli, conhecida como antiga Fazenda Pirelli, contou com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A atividade teve por finalidade oferecer aos munícipes e visitantes uma experiência de interação com a natureza no parque que está situado em nosso município. A proposta visa fortalecer a parceria entre a gestão municipal e estadual para a abertura do parque para visitação, que até então ainda não é liberada ao público, somente mediante solicitação e autorização do Ideflor-bio.

A ação fez parte da campanha nacional Um Dia no Parque, que ocorreu em todo o País com a proposta de celebrar o Dia Nacional das Unidades de Conservação Ambiental.

A atividade contou com aula de aeróbica e aquecimento dos participantes que logo após seguiram em grupos guiados para visitação em caminhadas às ruínas históricas, trilhas ecológicas em meio à vegetação da reserva e passeio ciclístico, no qual todos puderam interagir e conhecer um pouco mais da enorme biodiversidade do local.

O evento contou com a participação dos artesãos dos municípios que puderam expor e comercializar seus produtos, na I Feira de Artesanato no Parque.

A proposta para o município de Marituba é adotar a programação em seu calendário anual, que por meio da Diretoria de Turismo e de Economia (Detur) da Sedeter pretende mobilizar os munícipes e criar uma cultura de visitação e que estas ofereçam atividades que, além de servirem como recreação, desperte a consciência ambiental nos participantes e possibilitem a inclusão dos prestadores de serviço do município, gerando emprego e renda.

A iniciativa buscou incentivar que as pessoas visitem a área de conservação, antes conhecida como Antiga Fazenda Pirelli, de forma a divulgar a existência deste espaço de atrativo natural acessível ao município.

Texto: Hyngra Nunes (Ascom Detur)

Revisão: Joana Santos

Fotos: Márcio Alves e Daniel Falcão