Prefeitura de Marituba já beneficiou mais de 85 vias da cidade com desobstrução de bueiros

Avenida Fernando Guilhon recebendo os serviços

A Prefeitura de Marituba segue com os serviços de desobstrução de bueiros em diversos trechos da cidade. O trabalho chegou às ruas Mogno, Navegantes e av. Fernando Guilhon, que integram respectivamente os bairros São João, Riacho Doce e Uriboca. As equipes estão concentradas em amenizar os problemas ocasionados pelas chuvas. Nesse período, são monitorados os pontos principais de drenagens.

Os serviços são realizados por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) e obedecem a levantamento da Secretaria que apontou os locais com necessidade de desobstrução. Até o momento, a operação-tarefa alcançou 88 vias públicas que compõem 16 bairros do município, entre os quais: Almir Gabriel, Boa Vista, Canaã, Centro, Decouville, Mirizal, Nova Marituba, Bairro Novo, Novo Horizonte, Pedreirinha, Riacho Doce, Santa Lúcia, São Francisco, União e Uriboca.

Rua dos Navegantes, no Riacho Doce, já foi contemplada

O titular da Seidur, Coaraci Dias, destaca a relevância desses serviços para sociedade. “A limpeza das vias de drenagem é importante para o próprio escoamento da água, pois, sem manutenção, elas serão obstruídas por assoreamento, vegetação ou detritos. O fluxo adequado da água melhora a visibilidade das vias públicas, evitando acidentes com pedestres e motoristas”, explicou.

A população reconhece a necessidade dessas intervenções, pois entende os benefícios proporcionados por uma infraestrutura eficiente. Elieson Cruz, que mora em Marituba há 25 anos, fala sobre suas expectativas com essa operação. “Eu quero que essa rua fique melhor, aqui tem morador cadeirante e com essa obra vai facilitar nossa circulação, quando for preciso se deslocar”, comentou.

Durante os serviços, são retirados materiais como garrafas pet, sacolas, embalagens plásticas, entre outros resíduos, que vão parar dentro dos bueiros e entopem as galerias. Nesse sentido, a Seidur pede a colaboração dos moradores para que o lixo seja descartado de maneira adequada, pois as chuvas podem carregá-lo até os bueiros.

Elielson Cruz, morador de Marituba

É importante reforçar que a coleta de lixo é realizada regularmente, seguindo o cronograma divulgado pela Prefeitura de Marituba. Na segunda, quarta e sexta-feira são contemplados os bairros Almir Gabriel, Decouville, Mirizal, Nova Marituba, Santa Clara, Santa Lúcia, São João e Uriboca. Já na terça, quinta-feira e sábado são alcançados os bairros Bela Vista, Boa Vista, Bairro Novo, Canaã, Dom Aristides, Novo Horizonte, Pedreirinha, Riacho Doce, São Francisco, São José e União. Nas feiras e no Centro, as coletas são feitas diariamente, devido ao volume de resíduos sólidos serem maiores.

Texto e fotos: Poliana Suene (Ascom Seidur)