Prefeitura de Marituba entrega obras e serviços no Dia do Trabalhador

Entrega da nova sede da Sedeter

O Dia do Trabalhador no município de Marituba foi marcado por duas grandes entregas de obras por parte da Prefeitura Municipal. A  primeira foi o novo prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), localizado na avenida Fernando Guilhon, região central da cidade; e a segunda foram as obras de revitalização da escola municipal Novo Horizonte, que completou 28 anos no dia 27 de abril.

O novo prédio sede da Sedeter foi entregue pela prefeita Patrícia Mendes e contou com a presença de diversos vereadores, do Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco Pereira, do diretor do Procon, Luiz Cláudio Cavalcante, do Deputado Estadual Fábio Figueiras, e do deputado Federal Cássio Andrade. De acordo com o titular da Sedeter, Igor Castro, a entrega do novo prédio é um compromisso cumprido pela prefeita Patrícia Mendes, depois que ela visitou  a sede antiga e viu que lá não havia condições de trabalho.

“Hoje estamos num prédio mais moderno, mais central, onde poderemos receber melhor a população que vem em busca de nossos serviços. Temos aqui a emissão de RG, carteira de trabalho, um balcão de atendimento do SINE, que é uma novidade aqui no município. Voltamos a ativar o polo do Procon, temos aqui parte da economia informal, ou seja, somos uma grande estação cidadania, pronta para receber a população da melhor maneira possível, num prédio moderno e aconchegante, com expediente de 8 às 14 horas, de segunda a quinta-feira”, detalhou o secretário.

Para a prefeita Patrícia Mendes não poderia haver data melhor para fazer a entrega das novas instalações da Sedeter. “A inauguração dessa nova sede em tão pouco tempo de gestão demonstra que é possível fazer acontecer, basta querer. E não poderia haver data melhor para fazer essa inauguração. Esta sede é um ambiente mais adequado e digno para que servidores possam desenvolver suas atividades com qualidade”, ressaltou. A prefeita destacou ainda a recuperação de credibilidade junto ao empresariado. “Estamos num processo de reconquista do empresariado local para que invista em nosso município e gere emprego e renda. “Nós precisamos dessa parceria”, reforçou Patrícia Mendes.

Escola Novo Horizonte foi totalmente revitalizada

Escola revitalizada – A Escola Municipal Novo Horizonte foi totalmente revitalizada. Foram realizados serviços de recuperação e reforma do estacionamento, revitalização das salas, incluindo a pintura, novas lâmpadas, e instalação de aparelhos de ar condicionado, revitalização da quadra de esporte, do refeitório, serviço de manutenção do telhado e calha. A escola surgiu em 1993, a partir de um barracão de madeira onde funcionava uma associação de moradores. Hoje, o prédio possui cinco salas de aula, com funcionamento em dois turnos, matutino e vespertino, com um quantitativo de 304 alunos e 25 servidores e tem como gestora a professora Suelen Pinto.

Homenagens – A funcionária mais antiga da escola, Maria Erenil Matos, fez questão de participar da comemoração de aniversário do estabelecimento de ensino, cantando o hino da escola. Além dela, a aluna do 4o. ano, Ana Rebeca Gomes, fez a leitura de um texto em homenagem à escola. A secretária municipal de educação, Eny Leite, destacou a preocupação em dar aos alunos um local acolhedor e estruturado. “Ao revitalizar uma escola mostramos para a comunidade que temos preocupação com a qualidade do ensino. Não é só por meio da estrutura pedagógica que nós construímos uma aprendizagem. Precisamos valorizar esses espaços, para que sejam acolhedores, e que atendam os protocolos da vigilância sanitária, porque hoje estamos em pandemia. Então, a gente precisa saber como receber essas crianças após a determinação da liberação das aulas presenciais”, informou.

Prefeita Patrícia Mendes com os deputados Cássio Andrade (federal) e Fábio Figueiras (estadual)

Durante seu pronunciamento, a prefeita Patrícia Mendes fez questão de chamar os servidores da Secretaria de Educação envolvidos na revitalização da escola para agradecê-los publicamente. “Vocês são responsáveis pela construção dessa escola e por isso queremos reconhecer esse trabalho”, declarou a gestora municipal. A prefeita destacou os benefícios já conquistados junto aos educadores em sua gestão. “Somos a gestão que mais contratou educadores e iremos beneficiar ainda mais com o reajuste de salários dos professores, após aprovação pela Câmara Municipal”, informou.

Ação Cidadania – Uma Ação Cidadania marcou o Dia do Trabalhador na escola revitalizada. Foram oferecidos serviços como emissão de RG, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, vacinação contra Sarampo e Tétano, além de verificação de Glicemia e Pressão Arterial. Na área da Assistência Social foram disponibilizados atendimentos relacionados ao CadÚnico e ao CRAS. Dolores Oliveira e a neta Ellen Santos foram cedo para a escola Novo Horizonte na manhã deste sábado com objetivo de tirar a segunda via da identidade e aguardavam a emissão do documento. “Fomos bem atendidas aqui. Minha neta precisava desse documento, e não consegue trabalho pois não tem a identidade”, declarou. A ação cidadania alcançou a marca de mais de 150 atendimentos.

Dolores Oliveira e a neta Ellen Santos na Ação Cidadania

Texto: Rosa Borges