Prefeitura celebra aniversário de emancipação de Marituba com entrega de obras e veículos

Em comemorações ao 25º aniversário de emancipação do município, a Prefeitura de Marituba realizou nesta quarta-feira (17), as cerimônias de inaugurações da Unidade de Saúde da Família Manoel Machado Paiva, da Creche Materno Infantil Professora Ceanira Azevedo Reis e a obra de revitalização do Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e rastreabilidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater).

A ação contou com a presença do prefeito Mário Filho, acompanhado do governador Helder Barbalho, da deputada federal Elcione Barbalho e da deputada estadual Michele Begot, além dos vereadores do município e secretários municipais e estaduais.

A Unidade de Saúde da Família Manoel Machado Paiva beneficiará mais de 10 mil pessoas do Bairro Decouville e adjacências, garantindo consultas com clínico geral, ginecologista, nutricionista, atendimento odontológico, imunização, exames clínicos e laboratoriais.

A iniciativa de homenagear o saudoso Manoel Machado Paiva partiu do vereador Raimundo Carneiro. O homenageado foi morador de Marituba por 25 anos, esteve à frente da Associação dos Moradores do município, Coordenador do Morhan Ananindeua e membro do Morhan Marituba, onde se destacou na luta em combate à hanseníase.

A Creche Materno Infantil Professora Ceanira Azevedo Reis fica localizada no Conjunto Beija-Flor e é equipada com bloco pedagógico, área de atividades, repouso, brinquedoteca, pátio coberto e playground. A instituição tem capacidade de atender 60 crianças em período integral.

O vereador Raimundo Carneiro também solicitou a homenagem à professora Ceanira Azevedo Reis que atuou por quase 29 anos na área da educação, sendo muito querida por seus ex-alunos e colegas de trabalho.

Na ocasião, foram entregues duas ambulâncias e dois carros zero km que serão destinados à Secretaria Municipal de Saúde, atendendo os pacientes atendidos da UPA 24 horas e do Hospital Urgência e Emergência Dr. Augusto Chaves Rodrigues.

Os dois veículos (MOBI e L200) foram adquiridos por meio da emenda parlamentar da deputada federal Elcione Barbalho.

Encerrando as cerimônias de inaugurações, foi entregue a obra de revitalização do Núcleo de Geotecnologias, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR) da Emater. O Núcleo é o responsável por gerar a base cartográfica de todas as áreas assistidas pela empresa nos 144 municípios paraenses.

No auditório da Emater, o governador Helder Barbalho assinou o termo de cessão da área da empresa para a Prefeitura de Marituba. A área conta com 19.470 metros quadrados (m²) e com os galpões que estão há anos sem utilização. No local será construído um complexo cultural, de lazer, turismo e negócios, por meio de uma parceria entre a administração municipal e o governo do Estado.

O prefeito Mário Filho enfatizou o apoio da deputada estadual Michele Begot para a cessão da área que há três anos está sendo solicitada ao governo. “O que ainda não havia sido feito em três anos, o governador Helder Barbalho em parceria com a deputada Michele Begot resolveram em apenas três meses de governo. Essa área, que agora nos é cedida, antes era usada para guardar materiais inservíveis do governo do Estado. Por isso, agradecemos ao governador pela sensibilidade e vontade política de nos ajudar a realizar um sonho da nossa população”, concluiu.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos