Prefeito Mário Filho e autoridades realizam visita técnica na Emater

O Prefeito Mário Filho participou de uma visita técnica na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), nesta segunda-feira (18). Participaram também desta visita a Primeira-Dama e Deputada Estadual Michele Begot, o Presidente da Câmara José Bonifácio, o Secretário de Planejamento e Gestão Antônio Lobato Coutinho e o Secretário de Obras Napoleão Oliveira.

O objetivo da visitação foi conhecer os galpões da Emater para liberação da área que fará parte do projeto apresentado ao Governador Helder Barbalho em reunião no dia 8 de março. O atual gestor destacou a importância do uso do espaço, avançando em direção à utilização da área para construção do projeto cultural e econômico, atuando em integração de estado e município.

O projeto será divido em quatro etapas, sendo a primeira etapa executada no galpão um, na qual funcionará a Feira de Flores, Artesanatos e Espaço Expositor.

A segunda etapa será realizada no galpão dois, com a construção do Centro de Convenções, além de salas para cursos e palestras.

A terceira etapa será executada no galpão três, onde funcionava a antiga cavalaria e funcionará a Feira de Farinha.

A quarta etapa será a implantação da Ferrovia Exposição, com uma locomotiva ou micro trem e com estações compondo a rota Belém-Bragança.

A obra contará com duas guaritas de acesso, sendo uma específica para o estacionamento e outra dando acesso ao centro de convenções.

A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) e Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplan) serão os órgãos responsáveis pela elaboração e desenvolvimento da obra.

O orçamento deverá ser composto de emendas parlamentas, sendo uma da Deputada Estadual Michele Begot e também receberá recursos do Governo do Estado e Prefeitura de Marituba.

De acordo com o titular da Seplan, Antônio Lobato Coutinho, o projeto será possível quando o Governador Helder Barbalho assinar o termo de cessão da área para a Prefeitura de Marituba.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos