Plenárias da Conferência Municipal de Saúde

Foram realizadas nos dias 28 e 29 de março, as plenárias que antecedem a 11ª Conferência Municipal de Saúde.

Os setores participantes foram os de trabalhadores, governo e prestadores de serviços de saúde.

No dia 28, na setorial trabalhadores, foram eleitos 36 delegados e 11 suplentes.

Foi debatido o tema da Conferência Municipal de Saúde de Marituba que foi a “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e seus eixos temáticos:

1. Democracia e a Participação Social na Saúde;
  2. Saúde como Direito;

III. Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)

1. Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Foram levantadas todas as questões relacionadas à construção das políticas públicas estruturantes de  saúde no município.

Realizou-se também o debate sobre o seminário Janeiro Roxo, que visa combater, prevenir, diagnosticar e tratar a Hanseníase. O conselheiro Edmilson Picanço reiterou a linha de cuidado e acesso ao tratamento.

O coordenador geral Raicarlos Durans fez um balanço de todas as atividades realizadas nas pré-conferências de usuários já realizadas.

A coordenação dos trabalhos foi conduzida pelo conselheiro Johanes Sena e secretariado pela conselheira Carmem Ribeiro.

No dia 29, a plenária foi do segmento gestores públicos e prestadores de serviços conveniados pelo SUS, onde foram eleitos 36 delegados e 11 suplentes.

Estiveram presentes os gestores públicos do governo municipal (Sesau), estadual (Sespa), os gestores privados do Instituto Francisco Perez, Abrigo e URE e Marcelo Candia.

Os trabalhos foram coordenados pelos conselheiros Dennis Hélito e Dra. Mercês Solano. Foi debatido o tema central da conferência e os eixos temáticos.

A plenária setorial também debateu a conjuntura política nacional atual ensejando as políticas públicas estruturantes de saúde em Marituba.

Na avaliação da coordenação geral da conferência, todos os processos cumpriram seus objetivos.

No total foram eleitos 144 delegados e 44 suplentes, somando-se a mais 24 delegados natos.

O processo de prévias da Conferência Municipal de Saúde de Marituba foi todo encaminhado dentro do rito de participação democrática e ampla divulgação pública com a sociedade civil organizada.

PARTICIPE DA 11ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARITUBA

Datas: 4 e 5 de abril