Perita em Polícia Comunitária do Japão visita Marituba

0

Marituba recebe representante da agência japonesa JICA O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, terminou o mês de Agosto sem registrar nenhum homicídio,  segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e defesa Social. Os mesmos dados, que já apontam que a violência apresentava queda no município nos últimos 12 meses, foram apresentadosestá semana para Hisami Ohashi, perita em Polícia Comunitária, durante encontro com o prefeito Mário Filho, no último dia 2, no Instituto de Ensino em Segurança do Pará (Iesp).

A visita de Ohashi, vinda do Japão, faz parte da cooperação técnica da Agência de Cooperação Internacional do Japão(JICA)com estados e municípios brasileiros.Ohashi estava acompanhada do Capitão João Batista Machado, da Polícia Militar do estado de São Paulo, que veio a Marituba representando a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Eles comprovaram os resultados da parceria daJICA na capacitação de policiais em todos os município brasileiros para um atendimento mais próximo da comunidade.Em Marituba, um dos exemplos de resultados é do capitão Hélio Morais, que fez o curso de polícia comunitária e hoje exerce um papel fundamental para o projeto Ronda Escolar.

O secretário de segurança pública e mobilidade urbana de Marituba, coronel Costa Jr, também se especializou em polícia comunitário no Japão, e destaca que essa aproximação com a comunidade através do trabalho da Guarda Muncipal e da Polícia  é fundamental para a redução dos índices de violência, como tem ocorrido no último ano, e em especial nos últimos meses. Em agosto foram dois homicídios, redução de cerca de 85% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao final da visita Ohashi e o representante da Senesp receberam do prefeito uma lembrança com produtos  paraenses, como ervas e perfumes regionais e licor de jamburana, que é fabricado em Marituba. Cooperação – Desde 2008 o Brasil firmou um termo de cooperação técnica com o Japão para disseminar no Brasil a filosofia de polícia comunitário através da  Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O termo de compromisso foi renovado no ano passado, quando foi incluído a cooperação direta da Polícia Militar de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

 

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade