Parceria entre prefeitura e Celpa resulta em posto de coleta de resíduos sólidos em Marituba

0

Fruto da parceria entre Celpa e Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), foi inaugurado, nesta quarta-feira, 26, o Posto de Coleta de Resíduos Sólidos, do projeto Ecocelpa, na Praça matriz.

O projeto EcoCelpa tem como objetivo incentivar a adesão dos consumidores no sentido de preservar o meio ambiente por meio da troca de resíduo reciclável  por bônus na conta de energia.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilia Nogueira, já está implantando no município o trabalho de coleta seletiva, e a parceria com a concessionária de energia vem a somar na medida em que contribui para a diminuição do valor da conta de luz do cidadão que contribuir com a coleta.

De acordo com o diretor de Logística e Abastecimento Sedap, Edenilson da Silva Assunção a vinda do Ecocelpa para o município de Marituba é uma parceria para a diminuição de resíduos sólidos, com contrapartida da diminuição no valor da conta de energia da pessoa que contribuir com qualquer tipo de resíduo sólido como plástico, papel e outros. “A cada quilo de material sólido entregue, o contribuinte receberá desconto na conta de energia”, explica.

Representante da sociedade civil, Marco Antônio Cabral, do bairro Santa Clara, acredita que este tipo de iniciativa é o que gera benefícios a todos. “Ganha o cidadão, a comunidade, o município como um todo, pois além da diminuição de lixo na cidade, o cidadão também conta com um bônus na conta de luz, uma das grandes preocupações de todos hoje”, ressalta.

Na entrega do material o usuário deverá informar o número de sua unidade consumidora. Poderão ser feitas várias entregas de resíduos por um cliente no mesmo mês A orientação é de que os consumidores levem ao posto de coleta as embalagens vazias, limpas e secas. O horário de atendimento no posto é de 8h às 12h e de 14h às 17h, durante a semana, e sábados de 8h às 12h.

Poderão ser trocados os seguintes produtos por descontos na conta de energia:

Plásticos (garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares)

Metais (latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro, entre outros)

Papel (Jornais e revistas, papel comum, livros, papelão e ainda caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados)

Resíduos orgânicos (óleo de cozinha usado).

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade