Órgãos responsáveis realizam operação de segurança no pré-carnaval de Marituba

Com a finalidade de garantir a segurança dos brincantes e integrantes dos blocos e escolas de sambas que realizam arrastões carnavalescos, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Segmob), Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), Diretoria de Trânsito (Diretran) e Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar do Pará, estão desenvolvendo uma operação conjunta no período que antecede o CarnaMarituba 2019.

A operação integrada conta com 20 agentes municipais de segurança, quatro motocicletas e uma viatura, além dos policiais militares e civis. A ação também conta com agentes de trânsito que auxiliam no trabalho de verificação das placas de veículos, possibilitando verificar se os automóveis são roubados ou estão em situação irregular. Agentes da Semma também estão atuando para coibir a presença de carro com som automotivo, as famosas carretinhas, assim, evitando a poluição sonora.

A Diretoria de Economia Informal da Sedeter regularizou os vendedores ambulantes, com o intuito de controlar os números dos trabalhadores informais e assegurar a venda de bebidas alcoólicas em latas e o churrasco na chapa. As medidas foram adotadas em conjunto com o Ministério Público.

O titular da Segmob, Ádamo da Silva, destaca a importância da operação e a integração dos órgãos de segurança pública. “Estamos trabalhando de forma preventiva no período que antecede o carnaval. É comum nessa época as ocorrências de roubo, furtos e embriaguez ao volante, mas trabalharemos de forma ostensiva para combater qualquer tipo de infração ou delito”, enfatizou.

Texto: Paulo Ricardo Rezende
Revisão: Joana Santos