Oficina de Planejamento avalia desempenho dos indicadores de saúde de Marituba no primeiro semestre de 2021

Diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Saúde de Marituba (Sesau) participaram de uma Oficina de Planejamento de Desempenho dos Indicadores do 1º semestre de 2021 da saúde. A oficina aconteceu entre a última quarta (21) e quinta-feira (22), no abrigo João Paulo II.

Durante os dois dias de oficina, as diretorias e coordenações apresentaram suas ações no primeiro semestre deste ano, levando em consideração os principais indicadores pactuados e avaliando os pontos fortes, oportunidades e ameaças de cada setor. Foram apresentados também planos de execução visando melhorar os serviços em saúde no município.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Letícia Magalhães, explicou que, mesmo com as intercorrências causadas pela pandemia, a secretaria deu início ao programa PSE, em março, por meio de vídeos educativos. Em conjunto com a coordenação de Nutrição, o programa também realizou avaliações antropométricas em 52 escolas, avaliando a situação nutricional dos alunos. “No segundo semestre, o PSE estará com foco na questão adolescente, com ações que levem à compreensão sobre os cuidados com a saúde”, ressaltou.

Em sua avaliação, o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eládio Soares, Claudio Ferreira, explicou que recebeu a unidade com diversos problemas como: equipe reduzida, atendimento demorado e desumano, telhado e forro danificados. Nestes seis primeiros meses, a unidade conseguiu reorganizar o departamento administrativo, criou um setor de Gestão de Qualidade, readequou o quadro funcional, entre outras ações de melhorias no local. “Desde o início da gestão, tem sido um grande desafio salvar vidas em meio ao descaso que nos foi deixado pela gestão anterior. Entretanto, o empenho, dedicação e boa vontade não nos faltam. Parabéns a todos que fazem de suas profissões e responsabilidades uma ferramenta de transformação social em Marituba”, pontuou.

A diretora de Planejamento, Danusia Santos, destaca que a oficina trouxe um momento enriquecedor, com muitas informações a todos os participantes contribuindo para integrar os serviços de saúde em Marituba. “A partir deste serviço podemos conquistar indicadores positivos que façam com que o sistema ofereça um retorno pelo Ministério da Saúde. Esta oficina é um momento que pode servir para melhorar os serviços de saúde a nível administrativo, humanizado e de equipe”, afirmou.

Durante os dois dias de oficina, as diretorias e coordenações apresentaram suas ações no 1º semestre de 2021

A secretária municipal de Saúde, Renata Novaes, destaca que a Sesau tem trabalhado com todo empenho para levar melhorias no serviço de Saúde oferecido no município. “Através dessa oficina, nortearemos nossas ações em saúde, buscando a melhoria da qualidade de vida da população maritubense”, ressaltou.

“Nestes dois dias de oficina, a gente pôde conhecer melhor cada diretoria e coordenação. Este momento foi um momento de construção, em que nós vimos o serviço e as dificuldades de cada setor. A gente está aqui para abraçar a causa e levar a bandeira que é fazer com que a saúde pública de Marituba funcione”, disse a diretora de Atenção à Saúde, Edna Santos, durante o encerramento da oficina.

Texto: Aline Carvalho (Ascom Sesau)

Fotos: Aline Carvalho e Andréia Dantas