Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Marituba são empossados

Na manhã desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Vereadores, o Conselho Municipal de Saúde (Comsam), com apoio da Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou a sessão solene de posse dos novos integrantes que farão parte do conselho para a paridade do Sistema Único de Saúde (SUS) no controle social das políticas públicas estruturais da saúde no município, durante o biênio de 2019/2021.

A ação contou com a presença do prefeito, Mário Filho; da titular da Sesau, Cristiana Braga; do presidente da Câmara dos Vereadores de Marituba, José Bonifácio Viana (Boni); dos vereadores, Gilberto Souto e Helder Brito; do representante do Conselho Estadual de Saúde, Edmilson Picanço; da representante do segmento dos trabalhadores, Ediana Monteiro e do representante da Procuradoria Geral do Município, Dr. Lázaro Falcão.

O conselheiro Raicarlos Durans agradeceu o prefeito Mário Filho e a secretária de Saúde Cristiana Braga pela parceria com o Comsam, além de informar que os novos conselheiros trabalharão incansavelmente para garantir os direitos dos usuários do SUS.

Durante a sessão, o atual gestor municipal, Mário Filho, destacou a importância dos conselheiros no acompanhamento dos serviços prestados pela Sesau aos munícipes, desejou sorte durante o próximo biênio e frisou o crescimento nos números de atendimentos nas Unidades de Saúdes, na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Augusto Chaves Rodrigues.

Ainda segundo o prefeito, Marituba avançou bastante no quesito saúde nos últimos anos, se tornando referência na Região Metropolitana de Belém, ocupando o ranking dos dez melhores municípios bem avaliados na área da saúde no Estado do Pará, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

Após os discursos oficiais, os novos conselheiros receberam os seus certificados e foram legitimamente empossados.

Texto: Paulo Ricardo Rezende

Revisão: Joana Santos