Nota oficial – Encerramento das atividades do Aterro Sanitário de Marituba

Considerando o encerramento das atividades da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos de Marituba (CPTR), previsto para Maio de 2021, a Prefeitura Municipal de Marituba informa que em cumprimento à recomendação do Ministério Público Estadual está providenciando materiais de divulgação à população do município acerca do referido assunto.

Quanto às providencias adotadas por esta gestão, informamos que visando solucionar as questões referentes ao impasse do lixo na Região Metropolitana, veio ao longo dos dois últimos anos promovendo estudos técnicos e econômicos para avaliar as alternativas disponíveis e viáveis para o problema, alternativas estas que vão desde a solução tradicional em aterro sanitário até a valorização térmica por pirólise.

Ainda ao longo destes dois últimos anos, este Município desenvolveu seu Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que incluiu uma ampla caracterização dos resíduos domiciliares, além da compra de 200 ECOPONTOS que serão instalados de forma gradativa em diversos pontos da cidade.

Neste contexto, cabe expor que com relação às cooperativas de catadores de materiais recicláveis do município (ACAMARI, COCAMAR E COCAMAVEL), foram depreendidos esforços para a regularização e estruturação das mesmas e que tramita na Prefeitura processo referente à contratação das mesmas.