Moradores de Marituba recebem ação cidadania integrada com Territórios pela Paz

Os moradores de Marituba receberam, nesta sexta-feira (17), uma ação cidadania que ofereceu serviços de saúde, emissão de documentos, corte de cabelo, espaço para crianças, entre outros serviços promovidos pelo programa Territórios pela Paz, do governo do Pará, em parceria com a Prefeitura de Marituba e a empresa Equatorial, na Escola Municipal Santa Helena.

João Nascimento, 58 anos, esteve na escola Santa Helena para realizar o recadastramento do CadÚnico. “Muitas vezes a gente não tem tempo de ir no órgão competente para realizar esses serviços, então o órgão vindo até a comunidade é muito importante para a gente”, disse.

Já a moradora do bairro União, Thais Macedo, esteve na ação cidadania para realizar limpeza de sobrancelha e levou a sua filha de 8 anos para cortar o cabelo. “O serviço oferecido aqui é excelente. Muitas vezes eu não tenho tempo para ir em um salão então já aproveitei que moro aqui perto para mudar o visual”, disse.

Durante a ação, o programa emitiu100 unidade de RG’s, 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e 2ª via da certidão de óbito. Glendesson Rodrigo, explica que teve os seus documentos furtados e por isso necessitou emitir a segunda vida da certidão de nascimento. “Esse é um projeto muito bom, principalmente, para nós que não temos condições de pagar por esse serviço e que tem ajudado muitas pessoas”, afirma

Também foram ofertados serviços e atendimentos do CadUnico, emissão e atualização de Cartão SUS, verificação de pressão arterial, glicemia, atendimento médico com consultas, atendimento odontológico e coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero. Além de orientação para emissão digital da CTPS, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter).

A coordenadora da proteção social básica da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e uma das organizadoras da ação explica que essa é uma ação diferenciada do Cras Volante integrada com o Ter Paz e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria De Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) e Semads. “Quando falo que esse serviço é diferenciado aqui na comunidade é porque fizemos uma ação integrada das secretarias com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e a nossa meta de atendimento para hoje é de 250 atendimentos reunindo todos os serviços”, afirma.

Texto: Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito