Marituba suspende aulas, mantém merenda e restringe eventos

Estão suspensas por 15 dias as aulas nas escolas da rede pública municipal de Marituba. Decreto assinado pelo prefeito Mario Filho nesta quarta-feira, 18, determinou a suspensão como uma das medidas de enfrentamento à pandemia derivada do coronavírus. Também foram suspensas as atividades do Projeto Bem Viver, os eventos em logradouros públicos, o atendimento a idosos nos Centros de Referência de Assistência Social e os eventos da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. As aulas serão retomadas na quarta-feira, 1º de abril.

Como muitas crianças têm na merenda escolar a única refeição do dia, o prefeito Mário Filho determinou que esse alimento permaneça disponível nas escolas. Os pais dos alunos que sentirem necessidade poderão ir até os colégios para buscar a merenda, devidamente identificados.

O município de Marituba não registrou nenhum caso de coronavírus, mas mantém um trabalho permanente de vigilância epidemiológica, com uma equipe técnica qualificada para atender casos suspeitos, fazer exames e investigação e encaminhar os casos aos hospitais de referência. Mesmo assim, diante do crescimento do número de casos suspeitos no Pará, o prefeito determinou as medidas constantes no decreto, como forma de prevenção.

Outra determinação do decreto desta quarta-feira é a alteração no horário de expediente nos órgãos municipais, que passam a funcionar de se4gunda a quinta-feira das 8 às 14h, mas nas sextas o expediente será apenas interno e se encerrará às 13h.

Além disso, está instituída no município a Comissão de Crise, formada pelas secretarias de Saúde; Assistência e Desenvolvimento Social; Esporte, Cultura e Lazer; Habitação; Segurança e Mobilidade Urbana; Planejamento e Gestão; Educação e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho.