Marituba vacina pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos, neste sábado (24)

Pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos receberam a primeira dose

A confeiteira Augusta Martins, 42 anos, por conta de um mal estar, não foi à primeira chamada da vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 40 a 49 anos. “No tempo que teve a vacinação para minha idade, eu estava com sintomas de gripe e também com muita dor nos joelhos, por isso não consegui tomar vacina. Agora, com essa segunda chance, não pensei duas vezes, vim tomar. É muito importante, ainda mais para mim, que pretendo abrir um negócio próprio. Estou mais tranquila, agora”, comentou.

Neste sábado (24), no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará (Iesp), a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou a terceira chamada da vacina para Covid-19, com foco na faixa etária de 40 a 49 anos. O imunizante aplicado foi da AstraZeneca. A segunda dose será aplicada em 24 de outubro.

Outra pessoa que logo cedo estava esperando pela vacinação foi o agente de portaria Antonio da Silva, 45 anos, que agora vai poder trabalhar com mais segurança. “Trabalho com pessoas todos os dias. Ficava muito vulnerável, apesar de todos os cuidados. Agora, tenho uma tranquilidade maior para fazer o meu trabalho”, disse o agente de portaria.

A técnica de enfermagem Alessandra Carneiro explicando sobre o cuidados pós-vacinação

Antes da aplicação, a técnica de enfermagem Alessandra Carneiro explicou sobre alguns cuidados que devem ser tomados após a aplicação do imunizante. “Algumas possíveis reações podem acontecer, como náusea, dor de cabeça e febre. Caso esses sintomas apareçam, é recomendado tomar Paracetamol, Dipirona ou Tilenol. É importante, também, não massagear o local da aplicação”, informou.

O diretor de Vigilância em Saúde da Sesau, Tiago Santana, resumiu que a vacinação deste sábado “é uma segunda chamada para as pessoas de 40 a 49 anos, que perderam a primeira oportunidade. Na próxima semana, a partir de terça-feira, serão englobados novos grupos para a vacinação”, falou.

A partir de terça-feira (27), ocorrerá a vacinação da primeira dose para pessoas com 30 anos. A ação ocorrerá de 8h às 12h e de 14h às 17h, no Iesp. A pessoa precisa levar documento oficial com foto, comprovante de residência e o Cartão de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tecnologia – Durante a vacinação deste sábado (24), foi usado o cadastro virtual, que tem objetivo de agilizar e melhorar a qualidade das informações enviadas ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Segundo a Sesau, além de agilizar o processo de cadastro, a ferramenta virtual também ajuda a evitar qualquer falha humana durante o processo.

Agora, o processo de cadastro é informatizado

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Ary Brito