Marituba realiza primeiros atendimentos a animais do município

Em breve o município de Marituba contará com um Centro de Zoonoses e Canil Municipal. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já conta com equipe de profissionais que está atendendo denúncias de maus-tratos contra animais, feitas através do aplicativo de mensagens WhatsApp. O espaço físico do novo centro está passando por adaptações para receber a nova estrutura. Qualquer denúncia de abandono pode ser feita por meio do número 98966-7443.

O secretário da Semma, Fernando Braun, explica que a proteção e o cuidado aos animais são compromissos assumidos pela nova gestão e que estão incluídos nas prioridades dos 100 dias da administração municipal. A proposta do Centro de Zoonoses e Canil Municipal abrange os cuidados veterinários, abrigo e alimentação dos animais abrigados, como explicou Fernando da Silva.

O secretário ressalta que será realizada uma campanha de conscientização da população para que não ocorra abandono dos animais de estimação. A equipe de profissionais também realizará distribuição de água e ração em pontos estratégicos do município onde há maior incidência de abandono de animais.

Desde que foi ativado o número de atendimento, a Semma tem recebido inúmeras denúncias de maus-tratos e abandono de animais. “São chamados para realizar resgate de animais, pedidos de socorro para abrigos já existentes, animais que são mantidos sem alimentos e até atropelamentos de animais”, comenta Fernando.

O Centro de Zoonoses conta com três veterinários e também pessoal qualificado para o trato com os animais. Um convênio está sendo fechado com a Universidade da Amazônia (Unama) para a realização de estágios com estudantes e profissionais do curso de Medicina Veterinária da Instituição.

Texto: Márcio Flexa

Foto: Semma