Marituba realiza “Dia D de prevenção e Conscientização ao Suicídio”

Caps de Marituba realizaram ações de alerta em alusão ao mês Setembro Amarelo

Com o tema “Dia D de prevenção e Conscientização ao Suicídio”, a Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou, nesta sexta-feira (17), uma caminhada alusiva à campanha Setembro Amarelo. A programação especial iniciou com uma caminhada que saiu simultaneamente dos dois Centros de Atenção Psicossocial de Marituba (Caps Ad e Caps II) com chegada na Praça Matriz do município.

Além da caminhada, o “Dia D de Prevenção e Conscientização ao Suicídio” teve uma extensa programação que contou com apresentação do Coral do Caps Ad, doação de 30 colchonetes pela empresa Ortobom que serão utilizados em ambos os Caps, serviços de saúde, rodas de conversas com equipe multiprofissional e música ao vivo.

Vários serviços foram oferecidos à população

Nélia Nascimento é moradora do bairro São José e participou do evento realizando serviço odontológico, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e de limpeza de pele, oferecido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).  “É muito importante essas ações de alerta a população a respeito do Setembro Amarelo que leva orientações que visam prevenir o suicídio”, disse.

A moradora do bairro Decouville, Joelma Araújo, estava passando pela Praça Matriz e resolveu usufruir das ações da campanha. “Eu estava passando por aqui e decidi vir aferir a minha pressão”, disse. “A gente sabe que o número de suicídio tem aumentado então trabalhar a prevenção de casos como esses é muito importante para conscientizar as pessoas sobre esse tema”, concluiu.

A Secretária de Saúde de Marituba, Renata Novaes, explica que a Campanha  Setembro Amarelo visa alertar a população para a prevenção do suicídio. “Essa é uma doença silenciosa. Então, hoje, precisamos falar mais sobre o assunto e escutar mais as outras pessoas porque é uma doença que não se vê e quando vamos nos deparar, ela já tirou uma vida”, afirma.

A prefeita Patrícia Mendes participou do evento

“Para a realização deste Dia D fizemos uma mobilização com todas as secretarias do município para a realização de vários serviços à população e então alertar e levar conhecimento sobre aonde se pode procurar ajuda em Marituba. Aqui no município temos dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) disponíveis para esses atendimentos”, explica.

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, ressaltou a importância da data. “Estamos aqui, no mês de setembro, mês dedicado a prevenção do suicídio e nós precisamos dizer que tudo tem uma saída.  Este é um momento de união, esperança e de alegria em que estamos dizendo sim a vida”, ressalta.

Texto: da Redação Comus

Fotos: Ary Brito e Vitor Dagort