Marituba participa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

0

 

Há 21 anos, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) criou a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas pela entidade. A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização.

A OBA é um evento aberto à participação das escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado.

Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A prova da OBA é realizada anualmente, no mês de maio, em todos os estabelecimentos brasileiros de ensino cadastrados. Ela consiste em um número variável de questões, dependendo do nível dos participantes. Nos últimos anos, uma das questões de astronomia tem envolvido uma atividade prática/observacional a ser desenvolvida previamente pelas escolas e a prova sendo constituída de 10 questões: 7 de Astronomia, 3 de Astronáutica.

As provas se distribuem em quatro níveis:
• Nível 1 – 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
• Nível 2 – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental;
• Nível 3 – 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental;
• Nível 4 – 1ª à 3ª série do Ensino Médio

Neste ano, 8.456 escolas de todo o país participaram com um total de 774.323 alunos, Marituba participou com três escolas: E.R.C.E.F Mundo Mágico, Escola Nossa Senhora do Rosário e a E.M.E.I.F.C.E.D Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

E.R.C.E.F Mundo Mágico que recebeu 34 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata, 14 medalhas de bronze, no nível 1. Já no nível 2, esta escola recebeu 30 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 9 medalhas de bronze.

A Escola Nossa Senhora do Rosário recebeu no nível 2 uma medalha de ouro, 4 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze. No nível 3, a escola recebeu 3 medalhas de ouro e uma de prata.

No nível 1, a E.M.E.I.F.C.E.D Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebeu duas medalhas de ouro, 5 medalhas de prata e 6 medalhas de bronze.

Parabéns aos nossos 135 alunos medalhistas na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Parabéns às escolas participantes e parabéns aos professores representantes, que tanto se dedicaram para conquistar estes resultados positivos, orgulhando o povo de Marituba.

A entrega das medalhas aconteceu no domingo, dia 9, no auditório central da 4ª Feira do Livro, onde os alunos medalhistas, professores e suas famílias participaram com grande emoção da cerimônia de entrega, com a presença da Secretária Municipal de Educação Kátia Santos e representantes da Universidade Federal do Pará.

Maiores informações sobre o assunto no site www.oba.org.br

Texto: Joana Santos
Fotos: Silvio Eder (Edinho)
Produção: Wagner Bentes

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade