Marituba lança campanha Outubro Rosa

0

Cerca de 200 pessoas participaram na manhã desta terça feira, 18, do lançamento da campanha Outubro Rosa, no Ginásio poliesportivo de Marituba, região metropolitana de Belém, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Concomitantemente foi realizada programação alusiva ao Dia Nacional do Idoso, que é comemorado em 1º de Outubro.

O último caso registrado de câncer de mama no município foi em 2013, de acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Hamanda Serrão. “Por mês, o setor tem aproximadamente 500 atendimentos e a estimativa é dobrar esse número com a campanha do Outubro Rosa”, ressalta.

Para a secretária de Saúde de Marituba, Helen Guimarães, a expectativa do município com a campanha é alcançar mulheres em qualquer idade, mas em especial as que estão na faixa etária de 35 a 59 anos para realizarem a mamografia.

Com mais de 60 anos, dona Rosita Bezerra, representante dos idosos de Marituba, descobriu em um exame uma lesão no útero. “O médico me chamou e a meu marido, fiz uma cirurgia, me tratei, fiquei boa e estou até hoje aqui”, conta.

O Departamento de Saúde do Idoso possui quase 400 cadastrados, com um atendimento de uma equipe multidisciplinar composta de psicoterapeuta, assistente social, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro, visando um trabalho preventivo à doenças, como hipertensão e diabetes. De acordo com o coordenador Ronaldo Meireles a programação é uma forma de promover uma conscientização pela saúde das pessoas idosas.

 

COMPARTILHAR:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade