Marituba inaugura Central de Reciclagem

A Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Marituba (Acarema) em parceria com a Prefeitura de Marituba inaugurou na manhã desta quarta-feira(13) a Central de Reciclagem de Marituba localizado no Bairro Decouville. A criação centro de reciclagem faz parte da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) previsto na Lei nº 12.305/10. Segundo o Otoniel Morais, presidente da Acarema a implantação do centro é o primeiro passo para outras conquistas. “Assim como os nosso anseios foram ouvidos quanto a necessidade de um espaço para os associados trabalharem com seleção dos materiais, temos a certeza de que muitas outras conquistas estão por vir”. Comemora Otoniel.
O espaço receberá o apoio de diversos comerciantes do munícipio de Marituba, que farão doação de materiais recicláveis. A população também poderá contribuir coma coleta separando o lixo reciclável em casa, para isso a prefeitura lançou uma campanha de conscientização para a população através de folder informativo que serão distribuídos nas comunidades alertando sobre a importância da reciclagem e da contribuição de cada cidadão no processo de educação ambiental do município.

A Acarema vai contar ainda com o apoio de instituições como a Fundação Coca-Cola e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Fadesp, que apoia diversos projetos de associações e cooperativas no Pará, fará o estudo de viabilidade econômica e o plano de negócio da associação.

Segundo Fernando Franco, representante da Coca-Cola no Pará, a criação da Central de Reciclagem de Marituba é um dos pré-requisitos para a consolidação de parceria com a Acarema que agora terá o apoio da fundação no que tange o auxílio e capacitação dos associados visando melhorar o aproveitamento da mão de obra. “Junto com a Acarema, vamos estabelecer metas de crescimentos que devem ser cumpridas e sempre que essa metas forem alcançadas a Fundação Coca-Cola vai presentear com um prêmio, para a Acarema estamos providenciando um jogo de cozinha para melhorar o desempenho dos associados durante a rotina de trabalho”. Conta Fernando.
A inauguração contou com a presença do prefeito municipal, Mário Filho, que em suas palavras demonstrou total interesse na causa sustentável que a Acarema propaga. “ É daqui de muitos tiram o sustento para suas famílias mas acima de tudo contribuem para manter a cidade limpa o que não é fácil para um município da Região Metropolitana que produz, em média, de 103 toneladas de lixo por dia”. Pontua o gestor.

A Central de Reciclagem funcionará de segunda a sábado em horário comercial e terá a princípio como atividades a coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis.