Marituba homenageia estudantes premiados em Olimpíadas

Ao todo, oito alunos foram homenageados

A Prefeitura Municipal de Marituba entregou nesta quarta-feira (31), por meio da Secretaria de Educação do município, as medalhas aos alunos que foram premiados na 23a. Olimpíada de Astronomia e Astronáutica, promovida pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento nacional é realizado nas escolas brasileiras desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005, a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, e a olimpíada se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

As escolas municipais de Marituba que tiveram seus alunos premiados foram Nossa Senhora do Rosário, Centro Educacional Dinâmico e Nossa Senhora da Paz. Ao todo, foram oito alunos que receberam as medalhas, sendo três de ouro, três de bronze e duas de prata. A Semed também presenteou os alunos e professores envolvidos com um smartphone de última geração, como um incentivo a mais. A Secretária de Educação de Marituba, Eny Leite, e a diretora de Ensino, Rosiane Monteiro, prestigiaram a entrega realizada nas três escolas que tiveram alunos agraciados.

Eny Leite destacou a importância do evento.”Nossa gestão tem compromisso e responsabilidade com nossos educandos e estamos promovendo um ensino de qualidade, seja ele remoto ou presencial. Com a equipe que temos, vamos conseguir conquistar muitas outras medalhas em muitas olimpíadas”, assegurou.

A secretária Eny com aluna premiada

Para a diretora da Escola Nossa Senhora do Rosário, Rayssa Lourenço, esse foi um momento de premiação do esforço de cada aluno, que se dedicou à prova, mesmo em meio a pandemia. “No meio de uma pandemia, nossos alunos se dedicaram a essa prova e realmente deram o suor deles. Então, é uma emoção grande receber essas premiações, porque não foi fácil. Isso serve de estímulo para os demais alunos”, ressaltou.

A prova da olimpíada foi realizada no final do ano passado, de forma virtual, por conta da pandemia.
Matheus Ribeiro Sousa declarou que foi um orgulho conquistar a medalha de ouro. “Estudei e pesquisei para participar da olimpíada e e eu e mais dois colegas acabamos trazendo medalhas de ouro para a nossa escola”, disse, orgulhoso.

Dois outros alunos, Ezequiel de Azevedo Fonseca e Erika dos Santos Amorim, receberam ainda medalhas de prata e certificados pela participação na 5a. Olimpíada Nacional de Ciências, promovida pela Universidade Federal do Piauí.

Texto: Pablo Nicolas e Rosa Borges

Fotos: Wenderson Santos