Marituba ganha obras de infraestrutura, mobilidade e segurança

A primeira etapa da obra de reconstrução da avenida Fernando Guilhon, correspondente a 700m, foi entregue na manhã desta terça-feira (24) pelo prefeito de Marituba,  Mário Filho. A via está sendo totalmente reformada para melhorar a mobilidade urbana em Marituba e preservar a memória do município.

A obra faz referências à histórica estação da ferrovia Belém-Bragança, marco na fundação da cidade. A avenida Fernando  Guilhon era o eixo original dessa estrada de ferro. A avenida que está em reconstrução tem ciclovia, pista de mão dupla, pontos de táxi e mototáxi, rampas de acesso, banheiros públicos e quiosques padronizados.

O prefeito fez questão de promover uma solenidade rápida, com poucas pessoas, evitando aglomerações, em sintonia com este momento de prevenção contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O governador Helder Barbalho foi representado na solenidade pelo secretário de Segurança, Uálame Machado, e pelo delegado-geral, Alberto Teixeira.

“Esta obra representa um desejo antigo da população de ver recuperada a principal avenida do município. Sem dúvida, com a Fernando Guilhon pronta, a porta de entrada de Marituba ficará muito mais bonita, valorizando os imóveis, incrementando o comércio e estimulando o turismo local”, disse o prefeito.

O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Napoleão Costa, disse que a entrega da primeira fase da obra representa também uma oportunidade de acelerar a próxima etapa, para que todo o trecho de 1.400m esteja concluído até o fim do ano. “Estamos trabalhando para que a cidade fique mais bonita e as avenidas atendam às necessidades da população.

Também foi entregue nesta terça a Sala Lilás, instalada na Seccional de Polícia de Marituba.  O governador Helder Barbalho foi representado pela deputada Michele Begot, em reconhecimento ao trabalho que tem feito na defesa de políticas públicas quer atendam às necessidades das mulheres.

O prefeito Mário Filho afirmou que Marituba tem-se empenhado em criar uma rede de proteção à mulher, incluindo as áreas de saúde, segurança, trabalho e renda e assistência social. “A Sala Lilás é o primeiro passo para a instalação definitiva da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, cujo terreno já foi cedido pela prefeitura e brevemente será construída. Com a Sala Lilás, a mulher passa a ter desde já um atendimento especializado e humanizado, ajudando a polícia a combater a violência e consolidando o trabalho de integração entre Prefeitura e Governo no combate à criminalidade”.

Mais cedo, antes de entregar a Sala Lilás e a avenida Fernando Guilhon, o prefeito Mário Filho acompanhou o governador Helder Barbalho na inauguração do novo sistema de abastecimento de água da área do Beija-Flor, que irá atender mais de 40 mil moradores do município.