Marituba e todo o Estado entram em bandeiramento vermelho

Prefeita Patrícia durante a coletiva de imprensa

A prefeita de Marituba, Patrícia Mendes, participou, na noite desta terça-feira (02), de uma reunião e, posteriormente, coletiva de imprensa, com o governador Helder Barbalho e outros prefeitos da Região Metropolitana de Belém (RMB), para anunciar novas medidas restritivas para a RMB, em função do aumento alarmante do número de casos de Covid-19 e pressão sobre a rede de saúde.

Na ocasião, o governador Helder Barbalho anunciou o bandeiramento vermelho para todo o Estado e algumas medidas que serão oficializadas em decreto, a ser publicado ainda nesta quarta-feira (03). O decreto terá, inicialmente, validade por sete dias.

Reuniões, manifestações, passeatas e carreatas para fins recreativos, por exemplo, só poderão ocorrer com um público de no máximo 10 pessoas em locais públicos. Além disso, as práticas esportivas voltam ao limite de até duas pessoas no máximo, então, esportes coletivos ficam temporariamente suspensos.

Restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos afins devem respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade até o limite de horário de 18 horas. A venda de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos também só pode ser feita até às 18 horas.

A partir da publicação do decreto, também fica proibida a circulação de pessoas das 22 horas até às 5 horas da manhã pelos próximos sete dias, só podendo circular profissionais das áreas prioritárias, como saúde e segurança, ou pessoas com motivos justificados, como atendimento em saúde.

Até às 18 horas desta terça-feira (02), Marituba contava com 2.035 casos confirmados de Covid-19, com 86 óbitos ao todo. O município também já recebeu 3.330 doses de vacina contra a doença e aplicou 2.316 doses.

Os prefeitos da RMB com o governador Helder Barbalho

Texto: Elck Oliveira