Marituba confirma 3º caso de Covid-19 e reforça prevenção

A Secretaria de Saúde de Marituba confirmou, na tarde desta terça-feira (7), mais um caso da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. É o terceiro diagnóstico confirmado no município.

O primeiro caso foi o de um homem de 37 anos, infectado no ambiente de trabalho, em Icoaraci, distrito de Belém. O segundo caso foi o da esposa dele. Ambos estão isolados em casa e apresentam quadro de saúde estável. Equipes da vigilância epidemiológica de Marituba monitoram os dois pacientes, diariamente.

O terceiro caso é de um homem, de 44 anos, e está em observação na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, aguardando transferência para um dos hospitais de referência do Estado. O paciente teve contato com um grupo de portugueses.

A Prefeitura de Marituba reforçou as ações de prevenção à doença nos últimos dias. Além do decreto de calamidade pública, em que proibiu aglomerações, reordenou o funcionamento do comércio, restringiu a frequência em bares e restaurantes, suspendeu as aulas nas escolas e reduziu a carga horária de servidores, o prefeito Mário Filho tem feito apelos à sociedade para que todos adotem o isolamento social.

“É um momento crítico. Temos de nos unir para vencer essa batalha e impedir que a doença se espalhe na nossa cidade, evitar que atinja a nossa família”, diz o prefeito em mensagem que é levada por carros-sons e auto-falantes às ruas da cidade. A Guarda Municipal, com apoio da PM, faz rondas diárias para dissipar aglomerações e orientar os moradores.

Duas alas do Hospital de Urgência e Emergência e da Unidade de Pronto-Atendimento estão reservadas para atender a casos graves da Covid-19, se vierem a acontecer. A rede municipal de saúde também conta com oito respiradores e está pronta para aumentar a capacidade de atendimento, se for necessário.

Por sua localização em um dos elos da região metropolitana, Marituba é rota de passagem para carros, ônibus, vans e caminhões que saem de Belém e Ananindeua ou chegam a estas cidades, onde há o maior número de casos confirmados até agora.

As duas principais vias rodoviárias de acesso e saída da região metropolitana (BR-316 e Alça Viária) passam por Marituba. Benevides e Castanhal, que também estão próximos, já confirmaram a chegada da doença.

“Só o isolamento social pode evitar que a doença se espalhe. Estamos no caminho. Ou as pessoas ficam em casa, ou estarão cada vez mais vulneráveis ao novo coronavírus”, alerta o secretário municipal de Saúde, Josué Pompeu.