Marituba começa a vacinar contra a Covid-19 pessoas com 31 anos de idade

“A nossa meta é vacinar em média 700 pessoas por dia”, disse o diretor de Vigilância em Saúde.

“Nós estamos em um ritmo muito bom, seguindo sempre o calendário estipulado pelo Estado. Por isso, enquanto tiverem doses, vamos continuar vacinando”, disse o diretor da Vigilância em Saúde de Marituba, Thiago Santana, durante a vacinação contra a Covid-19, para pessoas com 31 anos, realizada nesta sexta-feira (23), no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará (Iesp), em Marituba. Foi aplicada a primeira dose do imunizante Pfizer.

A vacinação foi realizada de 8h às 12h e de 14h às 17h. Uma das primeiras pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 foi o encarregado de produção Diego Nogueira, que resumiu: “É muito gratificante este momento. Ainda mais com relação ao meu trabalho, que se resume a entrar e sair de hospitais”, salientou.

Jéssica Pinheiro ficou feliz com a primeira dose

Outra pessoa que começou a ser imunizada nesta sexta-feira foi a promotora de vendas Jéssica Pinheiro, 31 anos, que celebrou o momento. “Estava esperando por esse começo de imunização. Vou poder trabalhar um pouco mais tranquila. Muito obrigada ao SUS, muito obrigado às gestões municipal e estadual por esse momento”, comentou.

Antes das aplicações do imunizante, uma das técnicas de Enfermagem da Sesau repassava as recomendações sobre os cuidados que cada pessoa tem que ter após receber o imunizante. Entre as recomendações estão: não massagear o local da aplicação; ter atenção com os sintomas esperados, como febre, dor de cabeça e no corpo, entre outros. Após a imunização, a pessoa saía com o Cartão de Imunização, com as informações sobre a segunda dose, que será aplicada daqui a três meses.

O diretor da Vigilância em Saúde, Thiago Santana, destacou o cronograma de vacinação para os próximos dias. “Nesta semana, vamos vacinar até sábado. Na próxima semana, vamos retomar na terça-feira (27), fazendo a imunização de pessoas com 30 anos de idade. Na quarta-feira (28) será realizada uma repescagem para pessoas entre 39 e 35 anos e na quinta-feira (29), será feito o mesmo método para a faixa etária de 34 a 30 anos”, informou o diretor.

A segunda dose será aplicada daqui a 90 dias

Neste sábado (24), será realizada a terceira chamada para pessoas que ainda não receberam a primeira dose, na faixa etária de 40 a 49 anos. A pessoa precisa levar um documentário de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão de Vacinação do Sistema Único de Saúde (Sus).

Ferramenta virtual – Nesta sexta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) instalou computadores com acesso à internet em todas as salas de vacinação do IESP, possibilitando agilidade e melhor qualidade nas informações enviadas ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O diretor da Vigilância em Saúde, Thiago Santana, explicou que todos os responsáveis pelo cadastro receberam um treinamento para utilizarem o Sistema de Informação e dar mais celeridade ao processo, evitando falhas humanas no cadastro. “Todas as nossas quatro salas de vacinas receberam computadores com internet e a partir de hoje todas as informações passam a ser enviadas em tempo real para o SI-PNI, tornando o processo de cadastro mais ágil, favorecendo, assim, os nossos usuários que ficam menos tempo na fila e melhorando a qualidade do atendimento a eles”, disse.

A Sesau instalou computadores em todas as salas utilizadas durante a vacinação

Texto: Luiz Antonio Pinto (com contribuição de Aline Carvalho – Ascom Sesau)

Fotos: Ary Brito e Vitor Dagort