Marituba celebra 26 anos de emancipação com operação “Fica em Casa”

A Prefeitura de Marituba promoveu, nesta terça-feira (21), mais uma etapa da operação “Fica em Casa”, da Guarda Civil Municipal de Marituba, com o apoio da Policia Militar e da Diretoria Municipal de Trânsito.

A ação organizada para o Feriado de Tiradentes e também o dia em que Marituba celebra 26 anos de emancipação, percorreu mais de cincos pontos de aglomerações, dispersando pessoas que estavam descumprindo os decretos dos governos estadual e municipal.

Foram realizadas ações no residencial Viver Melhor, campo da antiga Cecon, residencial Jardim dos Eucaliptos, residencial Parque dos Umaris, Marituba I e bairro Beija-Flor.

Até às 18h, mais de 300 pessoas foram orientadas a manter o distanciamento social e se atentar para o uso das máscaras de tecido, hospitalar ou N95. As abordagens de conscientização seguem até o final do dia. Já a operação continuará até a data de validade dos decretos.

Segundo o secretário de Segurança de Marituba, Ádamo Silva, o objetivo da operação é percorrer feiras, mercados, supermercados, áreas de lazer, agências bancárias e bares para alertar a população e proprietários de estabelecimentos sobre as medidas preventivas adotadas para combater a proliferação do novo coronavírus. “Devido ao feriado, muitas pessoas se descuidam e acabando descumprindo as determinações dos órgãos de saúde e dos decretos expedidos pelos governos estadual e municipal, que proíbem aglomerações”, disse ele.

Ele informou que a sociedade tem se mostrado satisfeita com a ação para evitar aglomerações neste período. “Temos tido êxito na missão. Grande parte da sociedade tem parabenizado a Secretaria de segurança, que faz o trabalho integrado com a Policia Militar e a Diretoria de Trânsito. A gente sabe que os momentos de lazer são importantes. Entretanto, a aglomeração é um grande problema que pode trazer contaminação”, alertou.

O município de Marituba conta com um disque-denúncia para que a população relate os pontos que há grande presença de pessoas. Um dos locais mais delatados é a Área de Preservação Ambiental (APA) do residencial Viver Melhor, onde centenas de pessoas se reúnem para confraternizar e tomar banho no igarapé localizado no entorno do empreendimento habitacional.